terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sochi - Anand reage e iguala match!

ANAND MIRA CARLSEN NA 3ª PARTIDA EM SOCHI - ENFIM, SUA PRIMEIRA VITÓRIA
(Foto: extraída da transmissão do sites oficial)

E o dia chegou! Anand reagiu rápido no match e venceu Carlsen hoje, num acontecimento que se torna histórico, pelo seu ineditismo. Foi a primeira vitória do indiano e a primeira derrota do norueguês, na disputa de ambos pelo título mundial, desde Chennai.

Num gambito da dama recusado, Anand conseguiu chegar com peão na sétima fileira, logo no 14º lance, o que ditou a estratégia da partida, fazendo Carlsen gastar muito tempo nas análises e lhe causando grande apuro no relógio, quando ele, ao final, não achou nada produtivo em posição que lhe era crítica.

Bem, o peão em 7 foi capturado apenas no lance 29, quando Carlsen, já perdido e não tendo nada mais a fazer, talvez por um breve alívio psicológico, resolveu eliminar o pequeno vilão branco, cravando o seu bispo na captura, que seria logo tomado por Anand, se o campeão não se rendesse antes.

A vitória do desafiante, que fez vibrar seu grande contingente de fãs mundo afora, é importante porque anima o match e abala um pouco a autoconfiança do campeão, mostrando que ele pode ser surpreendido nessa disputa. Anand tira um peso das costas e segue mais leve no confronto. Já Carlsen, tenho para mim que não vai se deixar abater e vem mordido para a sequência do embate. 

Acho que nem o mais otimista dos enxadristas poderia esperar um começo de mundial tão animado como esse em Sochi! Amanhã tem mais!






















CARLSEN CUMPRIMENTA ANAND - O MOMENTO DA HISTÓRICA RENDIÇÃO







3 comentários:

  1. Anand jogou bola. Sei não viu....

    ResponderExcluir
  2. As duas últimas fotos mostram bem o estado de ânimo dos contendores após o 3º embate. Parabéns ao blog Reino de Caíssa pela excelente cobertura do match. A qualidade dos textos e até a sequência das imagens comprovam que editar bem é uma arte, e nessa arte Fernando Sá tem se mostrado um mestre!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Jales, pelo generoso e estimulante comentário!

    ResponderExcluir