sábado, 15 de novembro de 2014

Sochi: Após susto, Carlsen ganha o primeiro tempo!

Carlsen comete erro grave mas vence Anand e abre vantagem no match!

Chegamos à primeira metade do match de Sochi e a igualdade foi quebrada! Carlsen venceu hoje Anand e agora passa a liderar o confronto por 3,5 x 2,5. O resultado alivia um pouco a pressão sobre o campeão, que vinha lidando com um desafiante bem mais difícil do que no match de Chennai. Mais uma vez Anand se vê diante da desvantagem do placar e precisa novamente reagir o quanto antes para se manter vivo no embate. Uma nova vitória de Carlsen nas partidas mais imediatas pode ser decisiva para a manutenção do título do norueguês. 

Na 6ª partida de hoje, Carlsen enfrentou novamente a Siciliana de Anand, mas, desta vez, entrou nas linhas mais usuais dessa defesa e conseguiu manter sempre a iniciativa, culminando com uma categórica vitória. 

Contudo, o destaque do jogo foi, sem dúvida alguma, o susto que Carlsen deu aos seus súditos com o grave erro cometido pelo campeão no lance 26, Rd2, após pensar apenas por pouco mais de 1 minuto. A jogada lhe causaria a derrota inevitável, se Anand tivesse jogado 27...Cxe5. Vejam na imagem ao lado como o Houdini inverte bruscamente a pontuação da partida, após Rd2, com -1,07 para as negras! Surpreendentemente, o desafiante também jogou rápido e errou, jogando 27...a4 e perdendo a chance de terminar o primeiro sexto do match com importante vantagem.

Vimos hoje, portanto, o primeiro grande erro de Carlsen no match, mostrando sua condição de humano, capaz de também falhar como os meros mortais! Por isso mesmo é que nada está decidido ainda. Não resta dúvida, porém, que o momento é do norueguês, que vence o "primeiro tempo" do jogo e fica mais leve para a continuidade do match. Por outro lado, a expectativa cresce para ver como Anand vai se comportar: continuará forte ou sucumbirá diante desse novo revés? Resta-nos esperar para conferir!



(As imagens desta postagem foram extraídas da transmissão do match, no site oficial)

3 comentários:

  1. É Fernando para quem quer ganhar um torneio desse nível não pode deixar passar esta oportunidade. Abs. Zirpoli.

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando,

    Qual é essa plataforma de xadrez que você postou o terrível lance 26. Rd2?

    É algum site que está transmitindo ao vivo? Ou uma plataforma para poder jogar online?

    Abraços e parabéns pela cobertura do Mundial!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Leonardo. Você pode ser o match ao vivo no link http://www.sochi2014.fide.com/live-games. Depois clique no link "here" da frase seguinte, que aparece ao final da página, para acompanhar as partidas com as análises do Houdini: You can follow the game with Houdini Live Analysis here.

    ResponderExcluir