sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sochi: O equilíbrio continua!

Carlsen observa de perto o lance 22....Dxb2, o mais crítico do 5º round! (Foto: Chessbase)

Mais uma vez tivemos uma disputada partida em Sochi! Assim foi o quinto confronto entre Anand e Carlsen ocorrido hoje. Agora o match marca 2,5 x 2,5 e chega a sua primeira metade na partida de amanhã. O equilíbrio persiste no match que vai ganhando em emoção a medida que avança.

No embate desta sexta-feira chamou muita atenção no meio enxadrístico que acompanha os acontecimentos de Sochi a rapidez com que Carlsen jogou a partida, executando de forma bastante célere os lances da Índia da Dama, que escolheu para enfrentar o 1.d4 de Anand. 

Vimos comentários de que esse comportamento do norueguês mostrou o quão preparado ele estava na escolha que fez. Deve ser verdade, porém, também cremos que o campeão mundial pode ter buscado um golpe psicológico para mostrar segurança perante o desafiante e até para rebater opiniões de alguns pares seus da elite, que puseram em dúvida sua preparação para o confronto, em face do que foi mostrado no match até agora.

A despeito disso, ficamos ainda com a impressão de que Carlsen não buscou muito a vitória e parecia satisfeito com o empate que se desenhava. Afinal, estava de negras e terias as brancas na partida seguinte, quando as chances de triunfo são naturalmente maiores. 

O único momento mais crítico da partida foi o lance 20. Cd5 de Anand, que entregou o peão de b2, em troca da melhor disposição do exército branco. Depois de trocar em d5, Carlsen aceitou a oferta do dito peão, mas não teve muitos problemas para igualar, quando ofereceu a troca das damas na sequência, ainda que enfraquecendo sua conformação de peões. A partida chegou em um final igualado de torre e peão para cada lado, quando, no lance 39, o empate foi assinado.

Como vimos hoje na atitude de Carlsen de jogar ao toque, temos bons motivos para acreditar que a estratégia para o duelo transpõe os limites do tabuleiro e busca alcançar pontos também no campo psicológico, onde Anand, motivado, também está forte. 

De um modo ou de outro, o certo é que o match continua imprevisível, ainda que, particularmente, continuemos apostando e torcendo por Carlsen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário