terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sochi - A pressão sobre Anand na reta final!

Sochi vai chegando nos momentos decisivos, com Carlsen liderando e pressão sobre Anand (foto: site oficial)

Hoje foi atingido dois terços do match de Sochi, com a realização da 8ª partida. Depois do longo confronto de ontem, que acabou empate, o encontro desta terça-feira mostrou os jogadores com sinais de cansaço, principalmente Carlsen que foi flagrado algumas vezes quase dormindo diante do tabuleiro. Se achávamos ontem aqui no blog que o norueguês  pode ter prolongado a sétima partida com o fito de, deliberadamente, desgastar Anand, vimos hoje que aquela maratona de mais de 100 lances parece ter afetado mesmo ambos os contendores.

Ainda assim, Carlsen esteve muito bem, demonstrando boa preparação teórica, segundo avaliação dos especialistas. Hoje ele repetiu o gambito da dama, mas desta vez adotou uma linha mais conhecida com 6....c5, porém optando pela rara 9....Te8 e inovando com a 10....Be7(N). O campeão sofreu alguma pressão, com a iminência de ver atacado o seu monarca, mas pareceu estar sempre no controle da situação, quando conseguiu trocar as peças maiores e entrar num final de total igualdade. O final foi mesmo empate, após jogados 41 lances.

O match agora aponta 4,5 x 3,5 a favor de Carlsen, com Anand atingindo já a pontuação total obtida em Chennai, quando foi vencido por 6,5 x 3,5, após 10 rodadas. O próximo embate é só na próxima quinta-feira. O campeão, de brancas, tem a chance de buscar se aproximar ainda mais do resultado de Chennai, caso vença, abrindo 2 pontos a 3 rodadas do final. Um triunfo de Anand, por sua vez, faz o indiano superar sua pontuação do match anterior, igualando o confronto de Sochi e se fortalecendo muito para a reta final.

Contudo, ao nosso ver, o resultado de hoje foi mais favorável a Carlsen, que manteve sua vantagem de 1 ponto, mostrando segurança no seu repertório de aberturas e contendo o jogo de Anand,  que  não conseguiu nada de muito produtivo e se vê agora pressionado no placar, no último terço do match.

Nenhum comentário:

Postar um comentário