domingo, 6 de novembro de 2016

Shumyatsky vence JUB's!

Delegações da PB, PE e RN nos JUB's (foto: Arthur Olinto)
Terminaram neste domingo os Jogos Universitários Brasileiros, em Cuiabá, Mato Grosso. O campeão foi o pré-ranqueado número 1 da competição, o MF do Distrito Federal, Victor Shumyatsky, cujo Elo de 2446 estava bem acima dos seus 2 adversários mais próximos, que possuíam rating na casa dos 2200. Shumyatsky somou 6,5 pontos em 7 possíveis, chegando na última rodada já com a primeira posição assegurada (6 em 6), quando enfrentou o MN  Vitor Firmo, na mesa 1. 

No canto esquerdo: Firmo x Shumyatsky
O nosso conhecido potiguar conseguiu evitar o aproveitamento de 100% do campeão, após um empate jogado, de 52 lances. Com o resultado, Firmo somou 5 pontos e ficou com a 7ª posição, a melhor classificação de um nordestino na prova, que contou com 46 participantes.


Área VIP da Arena Pantanal (local do xadrez nos JUB's)
Arthur Olinto fez um campanha sólida, com 2 vitórias, 4 empates e 1 derrota, ocupando sempre as primeiras mesas do torneio, mas não teve como alcançar uma classificação mais expressiva, terminando a prova em 19º lugar. O outro paraibano, Cleiston Amaral, somou 3 pontos e ficou na 34ª posição. No feminino, Tereza Luenysten conquistou 3,5 pontos e chegou em 19º lugar, de um total de 34 participantes.

2 comentários:

  1. Esse rapaz tem um talento extraordinário. Pena que teve de escolher entre o xadrez e a universidade. Pena que o xadrez, no Brasil, não garanta o futuro de ninguém. Se tivesse nascido na Rússia, seria top 2700.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, o torneio teve um critério de desempate que achei extramente injusto, o maior número de vitórias (o primeiro é o confronto direto). O meu terceiro critério (soma dos pontos dos jogadores contra quem joguei) foi de 28,00. Maior do que o terceiro e o quarto colocados! Como eu só ganhei duas partidas, ao invés de ficar em 11º cai para 19º!

    Eu até entendo que o critério é colocado assim para se evitar empates de salão, mas ele deveria ser o terceiro critério, e não o segundo. Fui muito prejudicado porque meus empates foram todos jogados e com mais de 30 lances.

    Enfim, parabéns para o Victor que demonstrou um xadrez muito superior ao restante dos jogadores. Dominou do começo ao fim.

    ResponderExcluir