domingo, 13 de novembro de 2016

Lições da 2ª partida

Por Fernando Melo

Novo empate! É preciso ter paciência. Num match de 12 partidas, ganhar um ponto cheio é como ganhar na loteria! Portanto, muito cuidado e, novamente, paciência, faz um bem danado! Carlsen tem recebido elogios por saber conduzir como poucos suas peças diante da secular Ruy Lopez. Estão dizendo que Carlsen veio excelentemente preparado. Segundo analistas profissionais, Karjakin não foi capaz de pressionar o desafiado, não trazia nenhuma novidade e foi fácil se conseguir o empate.
Carlsen tomando água! E a laranjada!?

Com esses dois empates, estamos diante de um dilema: quem vai ganhar a primeira partida? Apesar de estar sempre dizendo que Carlsen é favorito, começo a sentir que esse favoritismo está sendo neutralizado pela categoria do russo. Karjakin sabe que a Rússia não dorme enquanto não terminar esse embate. Até o dia 30 de novembro (prazo para o término), o país de Karjakin vai ficar nessa insônia, pois este é o melhor momento de reconquistar o título. 

Lembramos que depois que Karparov perdeu o título para seu compatriota Kramnik, a Russia de Putin começou a perder a esperança, pois depois de Kramnik, veio um búlgaro, um indiano e um norueguês, e já faz um tempão que a Rússia vive a ver navios em outros portos. Portanto Karjakin é o "cara" para Putin e Cia!  

Mas, quem ganhar a primeira partida, deve se segurar nela ao ponto de empatar todas as demais partidas (dizem que Grande Mestre pode nem saber jogar, mas empatar ele sabe), se é que essa vitória não ocorra na partida de número 12, para um ou para outro. Estou assim, achando duro demais esse embate.

Segundo, Ruslam Panamariov, que analisou a segunda partida, esta foi menos emocionante do que a primeira. Mas a escolha de Carlsen na abertura foi inteligente. E a terceira, como será? Queremos mais emoção! Vamos ter? É o que veremos amanhã!

3 comentários:

  1. Boa análise, Mestre Fernando! Quem melhor usar os nervos, aquele que melhor controlar a ansiedade...O Carlsem traz na bagagem a experiência nesse tipo de disputa...O Karjakin a vontade de conseguir um título inédito e, sem contar a força da Escola Russa, que já não se pode dizer que tem a expressão da era Fischer, mas não deixa de ter a sua força. Concordo com Você quando afirma que aquele que conseguir a primeira vitória tem tudo para sair vitorioso no Match, porque é curto, só restam 10 partidas, com pouco tempo para uma recuperação emocional por uma derrota sofrida.

    ResponderExcluir
  2. A propósito: o primeiro Mundial oficial começou em Nova York, há 130 anos. A partida entre Wilhelm Steinitz e Johannes Zukertort ocorreu de 11 de janeiro a 29 de março de 1886, e os cinco primeiros jogos foram jogados no Manhattan Chess Club. Zukertort fez bem em Nova York e foi 4-1 à frente. O match mudou-se pouco para St Louis e Nova Orleães, e então o match reverteu em favou de Steinitz. No final Steinitz ganhou 12,5-7,5 para se tornar o primeiro Campeão Mundial de xadrez oficial.

    ResponderExcluir
  3. Por que a FIDE mudou o modelo de 24 partidas?

    ResponderExcluir