terça-feira, 15 de novembro de 2016

Lições da 3ª partida

Por Fernando Melo

O que aprender de uma partida com mais de seis horas e 78 lances? Muito, muito mesmo, bastante! Com as brancas, Carlsen neste terceiro embate veio determinado para ganhar. E do outro lado, Karjakin veio determinado a não perder! O primeiro balançou a árvore desesperadamente, faminto pelos frutos que iam cair para saciá-lo, enquanto o segundo, sabida e caprichosamente, segurava os galhos e os frutos continuaram seguros. É essa imagem que traduzo a vantagem de Carlsen em determinada posição, com chances de ganhar, mas que Karjakin soube controlar os nervos e se segurar até que a partida terminasse como terminou.

O maior vitorioso desse nobre empate fomos todos nós, enxadristas do mundo inteiro. O xadrez é assim, muitos empates são mais preciosos do que certas vitórias. Este de ontem, entra na história deste match, como exemplo de luta de ambos os lados.

Vários sites e blogs estão dando assistência a este Mundial, e bons espcialistas estão analisando cada lance de todas as partidas. Bom demais para quem gosta de aprender com quem sabe. Tirem, portanto, o melhor proveito.    

Hoje teremos a quarta partida. Estou com uma sensação que o tabuleiro pode incendiar. Carlsen não deve estar muito satisfeito com o que aconteceu ontem. Quer ganhar! Karjakin não vai deixar. Karkakin sabe que não vai tirar seu rival do sério, portanto deve ter cuidado, mais do que está tendo. Mesmo com as negras, penso e posso estar enganado, Carlsen vem com tudo hoje, na quarta partida. Vamos aguardar!

4 comentários:

  1. Bonitas e apropriadas considerações, Mestre Fernando! Acho que a partida de hoje pode ser o termômetro que vai determinar como está a temperatura local. O Karjakin saiu fortalecido com o resultado de ontem, porque mesmo creditando a sua tenaz defesa com o bom final de torres, dois fundamentos que ele é muito forte, está bem claro que o Carlsen falhou no arremate do final partida, quando a vantagem era decisiva. Vamos aguardar a partida!

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei a partida de momentos e momentos, até tombar de sono! Demorou tanto que não resisti ao cansaço do dia! Mas, do que pude ver, Carlsen teve vantagem no final, depois de uma longa e árdua luta para conseguir essa chance de vitória. A dúvida que tenho é se essa vantagem conquistada era mesmo decisiva, como colocado pelo amigo Dantas. Se Carlsen não tivesse cometido o deslize no lance 72, não teria Karjakin chances de deter a investida final do campeão, com uma defesa tenaz?

    ResponderExcluir