quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Lições da 4ª partida!

Por Fernando Melo

Deus! ó Deus! onde estás? Por favor, meu Deus, o que se passa com o Mundial de Xadrez? Onde Carlsen encontra forças para lutar e Karjakin forças para resistir? Quando pensávamos que os 78 lances da terceira partida e as mais de seis horas seriam o máximo que eles podiam suportar, eis que chega a quarta partida com 94 lances! A mesma Ruy Lopez! O mesmo resultado! O mesmo empate! O que é que o Mestre Dantas e Fernando Sá vão dizer? Deus! ó Deus! por que não respondes?

É este o sentimento que me passa. Quando vi aquele par de bispos, rezando para ser cardeal, senti que desta vez o russo não escaparia. Coisa nenhuma! Nos últimos lances, o Rei negro, tal qual Ricardo III, saiu feito um louco e circulou todo o tabuleiro para apoiar um peão passado. Tudo em vão!

Quem deve está gostando desta batalha sem previsão de vitória, apesar do favoritismo de Carlsen, é a Diretoria da FIDE, satisfeita com a repercussão desses quatro empates, melhor do que quatro vitórias. Isso porque o xadrez cresce na sua popularidede em função do espetáculo que estamos a assistir. Todo mundo quer saber quando Carlsen fará o primeiro ponto, ou, claro, Karjakin fará o primeiro ponto nesse embate de 12 partidas.

Hoje, felizmente, é dia de descanso. Minha pressão tem subido, já se foi o tempo que ela era 12/8! Será por causa desses empates homéricos? Sei não! O que sei, não vou citar o filósofo, é que sei...ou seja...o match pelo Mundial não podia ser mais emocionante do que está sendo. Haja coração, haja paciência, meu Deus!

7 comentários:

  1. Sergey "Houdini" Karjakin tem feito valer sua fama de bom defensor e seus nervos de aços estão conseguindo deter a situação. A questão é: Karjakin, até agora, jogou um xadrez extremamente morno, não demonstrando nenhuma novidade teórica de peso, mesmo tendo toda a Escola Russa ao seu favor. Até quando ele conseguirá resistir dentro da cova dos leões?

    ResponderExcluir
  2. Mestre Fernando! Quanta poesia! quanto sentimento nas suas considerações! Aguardo o que Você vai escrever sobre o embate com o mesmo interesse e ansiedade que aguardava as noticias sobre o Match entre Fischer e Spasky em 1972, esperando o jornal chegar! Não há dúvida, este Match despertou o interesse no mundo enxadrístico. São dois Jovens, com energia pra dar e vender, e bem preparados.Não sei até quando o Russo vai resistir. Mas é difícil quebrar a resistência do Karjakin! O Carlsen conseguiu, parece, uma vantagem significativa, e que num certo momento o Karjakin estaria em zugzwang. Mas, pura ilusão de ótica, o Russo encontrava uma casa para localizar às vezes o Bispo, o Cavalo, e depois vinha o Rei, e, assim, a paciência do Carlsen foi se esgotando,e, novamente, a tensão e o cansaço... e vem a falha e o empate! É, Amigo e Mestre Fernando, bater também cansa!O Karjakin tem uma defesa muito consistente. Não sei até quando Ele vai resistir. Vamos aguardar a próxima partida e, especialmente, suas análises e belíssimas considerações.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto! Apesar dos empates, as duas últimas partidas contém grande densidade de conhecimento enxadrístico, estão iludindo até os computadores que estão vendo vantagem decisiva em posições em que Karjakin demonstra haver igualdade. O russo está lutando como Rocky, deixando bater e se defendendo, será que haverá um contra golpe?

    ResponderExcluir
  4. Se os jogadores não cometem erros graves, se eles têm aproximadamente o mesmo nível técnico, o resultado esperado é o empate!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom que tenhamos essa análise descontraída de Melo sobre o match que vem atraindo a atenção de todos, no universo do xadrez!

    Interessante notar que, apesar da resistência de Karjakin, foi Carlsen que tomou a iniciativa nos embates até aqui. Mesmo de brancas, Karjakin não conseguiu ter vantagem e nunca teve chances de vitória! Por isso mesmo, particularmente, não creio que Carlsen esteja ainda abatido por não conseguir triunfar! De algum modo, ele é que está comandando as ações.

    Por outro lado, outro ponto me chamou a atenção: quando as engines apontavam alguma vantagem para Carlsen nos finais das partidas, a sequência das variantes sugeridas nunca chegavam a uma posição minimamente vencedora! Não raro, acabava com repetições de lances, sem nenhuma progressão! Ou seja, a vantagem não se mostrava tão clara assim! Nem a máquina sabia como ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Fernando Sá, o Carlsen manda no jogo. Acredito que a persistência do Carlsen vai quebrar a resistência do Karjakin. e fosse uma luta de box, o Carlsen estaria vencendo por pontos! Mas o xadrez é diferente. O vencedor tem que nocautear ou o adversário jogar a toalha.Não acredito que o Karjakin suporte tato tempo permanecer no Cornner sendo massacrado. O Carlsen deve tomar cuidado, não abrir a guarda e receber um contragolpe! O Carlsen, na minha opinião, continua franco favorito.

    ResponderExcluir