sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Lições da 10ª partida!

Por Fernando Melo
Neste artigo, análise de Judit Polgar mostrando perpétuo

Aconteceu! Agora Carlsen pode descansar hoje e ter boas sensações. Sua vitória na décima rodada, empata o match e faltando duas partidas, ele pode manter a coroa, basta ganhar uma e um empate na outra. No xadrez, assim como todo jogo, é preciso ter sorte. Quem vem acompanhando este Mundial, sabe que o desafiante está jogando muito bem e muitos, após a partida 8, já diziam que ele seria o novo campeão. Afinal, ninguém desafia um campeão do mundo por acaso! Sorte? Falei em sorte? Sim, Carlsen teve sorte, porque do lance 20 em diante, Karjakin podia ter conseguido o empate por xeque perpétuo. E das duas uma, ou ele não viu, ou viu e não quis o empate. Ele tinha que ver e ele tinha que aceitar o empate, pois chegaria à partida 11 com a vantagem de um ponto! Entao, isso para Carlsen, é sorte!

Examinemos o diagrama que ilustra este artigo e vamos acompanhar o comentário da comadre de Joaquim Virgolino, que agora é Joaquim Junior, o nosso Joaquim da querida cidade de Esperança! Estamos falando da GM húngara, a melhor  jogadora de todos os tempos, Judit Polgar!  

Revendo o diagrama, temos a posição após 19.Bxe6 fxe6. Vejamos a linha de empate dada por Judit: 20.Cd2 Cf2+ 21.Rg2 Ch4+ 22.Rg1 Ch3+ 23.Rh1 e agora as negras podem forçar uma repetição de jogadas com 23...Cf2+ 24.Rg1 Ch3+

Não acompanhei a partida, lance a lance, mas estava assistindo quando Carlsen jogou 21.Dh5. Confesso que tive uma sensação boa no sentido de acreditar que desta vez, ele iria ganhar. Foi um lance ousado, corajoso, jogou a dama nas proximidades de um ninho de cobras. Podemos dizer que para ganhar tem que ser ousado, Carlsen foi e no lance 75 conseguiu o ponto que tanto desejava, com o abandono de Karjakin. Com 5 x 5, ganha quem fizer 6,5! Faltam duas partidas, ansiosamente aguardadas, neste match de muita emoção. Caissa, com seu manto, abençoa os dois jogadores, que hoje descansam.

19 comentários:

  1. É claro que cada um tem a sua preferência, mas eu acho esse xadrez de ourives muito mais bonito que o xadrez de MMA.

    ResponderExcluir
  2. Acho que Karjakin viu o lance 20...Cf2+. Não era , talvez, um dos lances candidatos e portanto jogou rapidamente 20...d5. Se tivesse considerado como um dos lances candidatos, tinha, com certeza, visto a sequência das sub-variantes, pois não são tão difíceis de calcular, sobretudo, para um super Grande Mestre.

    Agora nenhum jogador do mundo é capaz de segurar Carlsen a partir de agora.

    Carlsen manterá o título, foi o que disse nos comentários na partida de nr. 9, caso ele fosse vitorioso na de nr 10. Agora reafirmo. Aconteceu o que esperava. Carlsen vai ganhar as duas última partidas.

    Nenhum jogador do mundo na atualidade será capaz de segurar Carlsen determinado e motivado.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o Carlsen não iria empatar por repetição. Se 20... Cf2+, 21. Rg1, Ch3+ 22. Rg2, Chf4+23. gxf4, Cxf4+ 24. Txf4 entrando em uma posição bem confusa e desbalanceada. O computador da vantagem para as negras, contudo, acredito que no tabuleiro seria bem mais complicado encontrar os lances. André Capiberibe.

    ResponderExcluir
  4. Ha,ha,ha. Karjakin já é o campeão moral. Faz o que quer com o menino campeão. Além do que é um cara hiper tranquilo. Deve arrebatar o título. Abs.

    ResponderExcluir
  5. Sou KarjaKING desde de criancinha,Karjakin será o novo campeão mundial sim. Sim mestre Fernando obrigado pela lembrança de meu nome na matéria do blog. Esse Blog "REINO DE CAÍSSA" É SHOW DE CHESS!!! VAMOS A 1 MILHÃO E MEIO DE VISUALIZAÇÕES!!!

    ResponderExcluir
  6. Essa análise tá meio capenga, pois existe a possibilidade do Branco jogar depois de Cf2+ Rg1 e não Rg2. Isto inviabilizaria o perpétuo. Não esqueçam que são dois GMs acima de 2700. Sabem muito! Abs.

    ResponderExcluir
  7. Segundo análise do GM Wesley So, em partida publicada no ChessBase, se a partida tivesse seguido por essa linha (Rg1 seguido de Rg2) a posição resultante (torres e peões por dois cavalos) seria insana, ou seja, com muita tática. Lembremos que a junção de dama e cavalo geralmente é muito forte. https://en.chessbase.com/post/newsblog-wcc-carlsen-karjakin-2016-11-25-en

    ResponderExcluir
  8. Precisa a análise do sr. João Leite. São praticamente dois jogadores 2800 !!!!!!!!
    O computador facilitou nossa vida de espectadores; se não pudéssemos ver as análises dos engines ficaríamos perdidos, sem noção do que se passa no tabuleiro.

    ResponderExcluir
  9. O GM Wesley So afirma que a partida é insana considerando a tomada 24...Dxf4. Porém Karjakin poderia tomar 24...exf4 , atacando o cavalo de e3. É difícil afirmar que Carlsen pudesse construir alguma vantagem depois da posição resultante.

    ResponderExcluir
  10. É verdade, caro Francisco Dantas. É difícil afirmar que Carlsen pudesse construir alguma vantagem, pois, como disse em meu primeiro comentário, a posição seria bem confusa e desbalanceada. Acredito que Cf2+ possivelmente seria uma boa jogada na posição. Possivelmente a melhor. Entretanto, Carlsen ainda teria possibilidade de continuar lutando pela vitória. Aproveito a oportunidade para parabenizar ao Fernando Melo, Fernando Sá e todos que fazem com que o Reino de Caíssa seja um dos melhores e mais agradáveis espaços cibernéticos do jogo dos reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, agradecemos, felizes, por sua gentileza e por prestigiar nosso blog.

      Excluir
  11. So analisa o lance. Se 24 --- exf4, 25- Cc2 e5, 26 Dg4 com posição confusa

    ResponderExcluir
  12. Karjakin é brilhante, contudo, Carlsen é muito mais. Que outro ser humano chegou a ter 2889 de ELO STD? Que outro ser humano mantém uma hegemonia em sua modalidade? Que outro ser humano chegou a ser o campeão do mundo nas 3 modalidades ao mesmo tempo? Só ele! Carlsen é absoluto. O melhor entre os melhores. Qualquer jogador com compreensão razoável das nuances do xadrez vê isso. Nada mais justo que ele manter a coroa. Claro, Karjakin também é digno dela, com toda certeza o xadrez ganharia com essa rotatividade da coroa, mas prefiro o "filho de Kasparov" ao invés do "filho de Petrosian".

    ResponderExcluir
  13. Repito as perguntas:
    Que outro ser humano chegou a ter 2889 de ELO STD?
    Que outro ser humano chegou a ser o campeão do mundo nas 3 modalidades ao mesmo tempo?
    Tem tudo para ser o maior de todos os tempos

    ResponderExcluir
  14. Por favor, responda quem souber: o que é ELO STD?

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o "Anônimo", (ele poderia postar seu nome para maior interação no blog), acredito que o ELO STD seja o Elo Standard, a modalidade com o tempo a partir de 60 minutos... Sobre o desempenho de Carlsen está inferior aos 02 matchs anteriores isso é fato! mas ainda acho que ele "arraste essa". Uma boa tarde a todos!

    Alexsandro Soares-PE

    ResponderExcluir
  16. SR. Alessandro, são vários anônimos. Acho mais fácil postar assim, mas passarei a assinar no final José Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo José Carvalho, foi só uma sugestão que foi dada pele próprio Editor do blog no passado.

      Excluir