terça-feira, 29 de novembro de 2016

Lições da 12ª partida!

Por Fernando Melo

   A grande maioria dos enxadristas que acompanham este Mundial 2016, está frustrada. O empate na 12ª partida, sem luta, foi a gota d´água. Pensando bem, nós todos não perdemos nada com o 6 x 6 e também Carlsen e Karjakin não perderam. Estamos todos empatados. Pelo que posso deduzir, Carlsen sentiu que Karjakin, tornou-se ao longo do embate, um adversário duro na queda. O campeão tentou em várias partidas, mantendo a iniciativa do jogo, ganhar. Mas o que se viu foi, após sete empates seguidos,  um desafiante iluminado com uma partida bem jogada no final e que deixou Carlsen assustado, irritado e bastante preocupado.

    É fácil deduzir que Carlsen não jogou para ganhar nesta 12ª partida.  Ele é bi campeão do mundo.é o melhor jogador do mundo no pensado, no ativo e no blitz. Hoje, no tabuleiro, ninguém é mais autoridade do que ele. Portanto temos que respeitar o que ele fez ao empatar sem luta. Certamente foi um gesto pensado, bem pensado, bastante pensado.

   Amanhã, no dia do seu aniversário, a historia será outra. Pois dessas partidas rápidas tem que sair um vencedor. Não haverá mais um resultado empatado. Carlsen sabe disso e Karjakin, que veio, acredito, disposto a ganhar este Mundial, apesar da força do adversário, deve sentir que se Carlsen quis um empate assim, vamos, dizer, sem sal, é porque vem muita pimenta neste tie-break. Continuo acreditando no Gênio da Noruega, embora respeitando o Prodígio da Rússia, que pode perfeitamente ganhar e se tornar o novo campeão do mundo. Xadrez é, antes de tudo, um jogo. E se os dois são fortes, qualquer resultado é possível. O importante é que o xadrez não perca a sua beleza e se torne, cada vez mais, o caminho para a humanidade se unir e que todos possam ser felizes. 

5 comentários:

  1. Faço minhas as palavras do Mestre Fernando Melo: "Carlsen não jogou para ganhar nesta última partida".
    Não capitalizou nenhuma vantagem que pudesse credenciar para alguma iniciativa.
    Para mim foi uma surpresa, afinal jogou de brancas e eu aguardava uma partida tensa, com Carlsen procurando a vitória.
    Não aconteceu o que eu esperava. Analisando do ponto de vista prático diria que o Carlsen não tem razão para empatar mas deve ter as suas razões para querer o empate.
    Vamos aguardar se as razões se confirmam no tie-break amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Se terminar em empate eles irão para as partidas blitz, o que é um negócio ainda melhor para Carlsen.

    ResponderExcluir
  3. Boa piada do site http://rafaelleitao.com/carlsen-x-karjakin-12a-partida/

    "Serão quatro partidas rápidas, com um controle de tempo de 25 minutos por jogador mais 10 segundos por lance. Em caso de, ainda assim, persistir o empate, será disputada uma série de cinco partidas blitz, com um controle de tempo de 5 minutos mais 3 segundos por lance. Se novamente o empate prevalecer os jogadores disputarão uma partida única de jogo da velha…" José Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Contra a Defesa Berlinense, quando as negras não têm muita perspectiva de triunfar, mas tem tudo para empatar, não entendi porque Carlsen não tentou a vitória, evitando a tensão do tie-break. Como disse Dantas, ele deve ter as suas razões. O fato é que historicamente o match terminou empatado. Será decidido "nos pênaltis"! Fischer: ai que saudade d'ocê!

    ResponderExcluir
  5. O Carlsen quer se presentear no dia do seu aniversario com o título,por isso o empate.Acho que ele procura esse simbolismo de ganhar o título no seu aniversário.

    ResponderExcluir