segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Lições da 7ª partida!

Por Fernando Melo

É preciso ter a calma de Cícero para que Catilina não nos faça perder a paciência. Um, dois, três, quatro, cinco, seis e sete empates, seguidos! Estão faltando cinco partidas. Apesar do favoritismo docampeão, por conta do Elo, é impossível, depois de tudo o que estamos assistindo, dizer com segurança quem ganha este embate. Carlsen faz força para ganhar, Karjakin faz força para não perder. Um ataca, o outro defende. Um quer os frutos, o outro os afasta.Não existe vantagem no tabuleiro. A situação chegou a tal ponto que uma vitória oitva partida, para qualqur um, será uma grande supresa, pois a maioria dos que estão acompanhando esse Mundial, acredita que vamos ter mais um empate!

No meu tempo,  jogar com as brancas tinha vantagem, parece que tudo mudou. Aquelesempates de mais de 60 lances nas primeiras partidas, onde parecia haver mais luta, estão perdendo a força. Agora, os empates nao chegam a 40 lances. Sei não, mas o match está perdendo a intensidade e nós mortais estamos perdendo aquele entusiasmo inicial.

Quero estar enganado, mas não estou muito confiante que Carlsen, jogando com as brancas na oitava partida, possa vencer. Vencendo, aí sim, o match toma corpo, cresce, fica emocionante. Vamos esperar e buscar a confiança de momentos melhores neste embate onde Catilina deita e rola, querendo nos tirar do sério.

5 comentários:

  1. Carlsen e Karjakin jogam com muito cuidado, com exceção das partidas 3,4 e 5 nas quais assumiram alguns riscos.

    Nesta altura da competição creio que os cuidados serão redobrados, é possível que cada um faça um jogo de espera, tentando aproveitar o erro do adversário.

    Também não nutro esperança de que Carlsen assuma riscos à procura da iniciativa na partida de hoje.

    Por outro lado, não espero que Karjakin também assuma algum risco.

    Aguardo outra partida morna.

    ResponderExcluir
  2. Do meu lado, já tenho uma expectativa diferente! A partida que estar por vir, até o final do match, será sempre uma incógnita. Tenho esperança que Carlsen triunfe sempre que se inicia cada partida. Não está conseguindo, é bem verdade, e isso deve estar mexendo com ele! Se conseguir alguma vantagem novamente vai lutar com unhas e dentes para não deixar escapar a vitória, como das vezes passadas... Quanto a Karjakin, não dá para menosprezá-lo. Parece uma cobra esperando para dar o bote! Se Carlsen vacilar, o desafiante estará pronto para tomar a dianteira! Em suma, os empates têm sido indesejáveis para a plateia, que espera para ver o sangue jorrar! Porém, a meu ver, nada garante que as partidas do porvir serão empates novamente, apesar do apelo das sete que já tivemos.

    ResponderExcluir
  3. Acho que irão empatar até a última partida e somente dia 30 no jogo rápido teremos vitórias. Ficou meio sem graça. Se os empates fosse como na primeiras partidas, teria mais emoção.

    ResponderExcluir
  4. Vale ressaltar, uma vitória nessa altura do Match pode significar a conquista do campeonato. Numa analogia para uma partida de futebol vale dizer que estão jogando nos 30 minutos finais. Não é necessário dizer que todo cuidado é pouco para não sofrer um gol!
    Agora, num ponto preciso concordar com o Fernando Sá, se o Carlsen adquirir uma vantagem, não tenho dúvida, vai explorar até a última gota! E nesse requesito ele sabe trabalhar muito bem, e como sabe!

    ResponderExcluir
  5. Ansioso pelo comentário da 8ª partida!!!

    ResponderExcluir