terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lições da 8ª partida!

Por Fernando Melo

Carlsen reconhece a derrota e cumprimenta Karjakin
Na chaminé da FIDE já avistamos a fumaça branca: habemus vencedor! Quando Karakin jogou 52 ... a2!! confesso que tomei um susto e levei um choque! Um susto, porque nunca imaginei que ele fosse entregar de mão beijada o seu peão passado, bem passado, muito passado, bastante passado! E o susto, foi porque vi que, se ele fez isso é porque ganharia a partida. Não demorou 5 segundos, e Carlsen abandonou! Das partidas jogadas este ano de 2016, em todo o mundo, esta figura entre as 10 melhores, com certeza!

Desde o começo que venho dizendo que Carlsen é o favorito, o que não é nenhuma novidade. Nos impressiona a determinação do seu desafiante, que esta quebrando as forças do campeão. Vou dizer uma coisa e prestem atenção: Karjakin pode até não ganhar este match, afinal faltam 4 partidas, mas pelo que ele fez neste final da oitava partida, é merecedor de tomar a coroa de Carlsen.

Eu achava que se houvesse um perdedor nessa oitava partida, o match iria esquentar. Não tenho dúvida. Carlsen deve estar assustado, mas se ele recuperar a traquilidade, vem chumbo grosso por aí! Já Karjakin está senhor da situação. Basta repetir o que fez nas sete primeiras partidas e correr para o abraço de Galia Kamalova! Ainda é cedo, porém se Carlsen perder, vamos todos nos preparando para a proclamação de "Le Roi Est Mort! Vive Le Roi!"

10 comentários:

  1. Gostei do "O Rei está morto! Viva o novo Rei!", só não consigo lembrar de onde é.
    Tomei um choque ao ler sobre essa vitória, só assisti mesmo até a partida 3, vou ver pela análise do GM Krikor e do Victor de Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Outra grande lição que podemos tirar desse match, é que um grande campaão de xadrez não se resume apenas a sua requintada técnica (caso do Carlsen), mas acima de tudo tem que ter um psicológico inabalável (caso do karjakin); Jogo de xadrez acima de tudo é mental.

    ResponderExcluir
  3. Mental e paciente. Olha Fernando antes do a2 teve um tal de h5 que imobilizou todas as peças brancas. Elas ficaram em zug. O bispo branco ficou na cozinha, sem casa para joga; a combinação Dama-Cavalo foi fatal. O cavalo virou um monstro para o campeão. Abs e torcendo muito para esse cara desbancar esse menino de ontem. Abs. A propósito, quem é Galia Kamalova?

    ResponderExcluir
  4. MC perdeu porque tentou ganhar. Para o bem do xadrez MC tem que virar o placar, senão teremos o campeão do mundo mais insosso da história.

    ResponderExcluir
  5. O bom desta última partida foi o rei das peças pretas não ter tido ameaça de xeque pq seriam diversos e por conseguinte tablas

    ResponderExcluir
  6. O bom desta última partida foi o rei das peças pretas não ter tido ameaça de xeque pq seriam diversos e por conseguinte tablas

    ResponderExcluir
  7. Acompanhei cada lance da partida. do primeiro ao último. Uma lição extraída da partida: A teimosa recusa em aceitar uma posição igual, às vezes, pode custar caro! isto aconteceu nesta partida. Carlsen talvez chateado com os resultados anteriores, forçou a barra, e quando a posição era igual, fazia lances arriscados e anti-posicionais, com o propósito de continuar jogando.

    Nos comentários da primeira partida afirmei que Karjakin tem a reputação de ser um defensor muito engenhoso e bom. Quer exemplos, veja as partidas 3 e 4, duvido que outro jogador do planeta consiga defender as posições que Karjakin tinha no jogo três (após 36.Nd4) e no jogo quatro (depois de 24 ... Bc6) contra Carlsen.

    Alguém pode até alegar que Carlsen está jogando mal, mas Quanto mais tempo um defensor consegue manter, para evitar dar ao adversário uma vitória forçada, maior a chance de o atacante cometer erros. Quando o adversário joga bem você muitas vezes não pode manter uma posição ruim, você só pode tentar fazer a vitória tão difícil quanto possível para o seu adversário. Aqui Karjakin é provavelmente melhor do que qualquer outro jogador no mundo.
    Carlsen, porém, tem ganho partidas e torneios na reta final, demonstrando grande força de recuperação.

    O mundo inteiro espera. É o que particularmente também espero!

    ResponderExcluir
  8. Suspeito que o match acabou! A pressão psicológica em cima de Carlsen parece que está sendo insuportável. Sabemos bem como dói uma derrota... E nessas circunstâncias, com o mundo inteiro dos súditos de Caíssa de olho em Nova Iorque, a situação se agrava e o jovem campeão dá claros sinais de que não está resistindo. Karjakin assumiu o controle do embate e parece remar em águas tranquilas. Tomara que eu esteja totalmente enganado e possa voltar para bradar que o campeão voltou!

    ResponderExcluir
  9. Joel M. de Lima:
    Parece que Carlsen está contrariado com este match. Vi algumas notícias em outros sites de xadrez que ele não concedeu entrevista a impressa após um desses jogos e foi multado pela organização. Ele parece estar atordoado e muito tenso. Isso atrapalha a concentração!

    ResponderExcluir