domingo, 27 de novembro de 2016

Lições da 11ª partida!

Por Fernando Melo

Carlsen (ontem) pensando no próximo lance
Já que estamos com 5,5 a 5,5, o empate na última partida, amanhã, segunda-feira, vai favorecer Carlsen, que manterá o título... Coisa nenhuma! Isso era no meu tempo, no tempo em que o xadrez era romântico, que a gente via as partidas pelos jornais, tempo da inocência! O xadrez era jogado com amor à causa, como no futebol do passado, que se jogava por amor à camisa. Hoje, o capitalismo chegou e devorou tudo. Inventaram um tal de computador que acusa o lance seguinte, e nós mortais nos alimentamos dessa ilusão. Deixamos de pensar, o computador faz este papel por nós!

Mas deixando de lado o que para muitos pode parecer saudosismo, falemos um pouco da partida de ontem. Um empate rápido (comparando com os deamis) em mais uma Ruy Lopez, um verdadeiro festival desta abertura e para quem gosta dela, meus parabéns! Uma coisa parece certa: Carlsen e Karjakin jogaram para ganhar, e, ao mesmo tempo, jogaram para não perder (o empate viria de bom grado) e por isso não correram risco. Quem vem acompanhando desde o início, não deve ter se surpreendido. O empate é sempre o esperado!

Mas amanhã, quando teremos a última partida...aí, sim! Carlsen conduz as brancas, o que sempre digo ser uma vantagem para quem sabe jogar. Será que Carlsen guardou para a última partida uma surpresa, que possa desequilibrar seu desafiante? Acho dificil. Karjakin está preparado, como provou nessas 11 partidas. Confesso que quero a vitória de Carlsen, por tudo que ele representa, mas se Karjakin vencer, não deixaá de ter o meu aplauso. Afinal a oitava partida, por si só, lhe credencia para tanto. Quando lembro daquele lance 52...a2!!, o último lance da partida, e com o qual Carlsen abandonou, sou tomado por uma sensação de prazer que me faz amar ainda mais a nossa deusa Caíssa.   

2 comentários:

  1. Se fosse adivinho ganhava na mega toda semana, mas creio que a partida de amanhã vai ser um empate sem luta. K não é louco de forçar de negras e MC sabe que nas rápidas ele é melhor. E acho que a chance de K é um blunder de MC justamente nas rápidas. Quem viver, verá. José Carvalho

    ResponderExcluir
  2. O meu palpite foi que Carlsen venceria as duas últimas partidas. Não aconteceu.Porém ninguém pode negar que o lance 19...d5! determinou o rítmo da partida e Carlsen dominou as ações.
    Um lance digno de um verdadeiro Campeão!
    Pode observar que a partir do citado lance, Karjakin teve que tomar muito cuidado, sempre na defensiva, andando no fio da navalha.
    A próxima partida promete. A equipe de Karjakin com certeza trabalha 24 horas, principalmente procurando uma defesa sólida, que possa segurar o ímpeto de Carlsen.

    ResponderExcluir