sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Lições da 5ª partida!

Por Fernando Melo
Albert Silver retrata o estado de espírito do match

Hoje, logo cedo, o telefone tocou. Era Karjakin! Ele foi direto ao ponto: "Diga ao Magnus que o favoritismo dele não é ficção, porém, ele faça força, aliás mais força, porque não estou com a menor vontade de perder este match! Veja bem..." Infelizmente a linha caiu e não houve retorno da ligação.

Cinco empates seguidos, com partidas de tirar o fôlego, enganando até as análises do computador, me dá a sensação de que esse recado de Karjakin tem sentido. Como ele não completou seu raciocínio, fico aqui pensando com meus peões: será que vamos ter 12 empates?

O regulamento do match admite essa possibilidade e determina como será a continuação até se conhecer um vencedor.  Faltam 7 partidas. Muita coisa pode acontecer e temos que aguardar. Por enquanto, mantenho minha posição inicial, ou seja, do favoritismo de Carlsen, mas que o Karjakin está me supreendendo, está! Carlsen deve está com saudades do meu querido Anand!

Para que se tenha ideia do favoritismo do atual campeão do mundo diante do seu desafiante, vejamos esta estatística: Confronto em partidas clássicas: 4-1 e 24 empates favorável a Carlsen (incluindo as 5 do atual match); confronto de partidas rápidas: 18-8 e 27 empates favorável a Carlsen; confronto de rápidas em jogos de exibição: 14-7 e 5 empates favorável a Carlsen.

Esperem... o telefone tocou! Foi engano. E para encerrar, no final da tarde de hoje, Karjakin conduz as brancas pela sexta-partida. Será que vamos ter uma Siciliana? Ou a Ruy Lopez vai voltar?  

5 comentários:

  1. http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/na-luta-do-seculo-em-1974-muhammad-ali-cassius-clay-venceu-george-foreman-14404806
    Carlsen ainda é o favorito.
    Karjakin não é Cassius Clay, porém ...

    ResponderExcluir
  2. Será que vai dar karjakin? Acho que quem ganhar a primeira não perde mais.

    ResponderExcluir
  3. Creio que o abatimento que agora surge em Carlsen ocorre mais por não estar conseguindo achar o caminho da vitória, do que, propriamente, em razão da tenacidade de Karjakin. O campeão parece travar uma luta maior consigo mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Fernando Sá. O Carlsen está fora de sua melhor forma.

    ResponderExcluir
  5. O Carlsen domina as ações...Todos compartilham essa impressão. Na última partida, porém, algo me chamou a atenção: O Karjakin resolveu dar uma "grito" e dizer qual caminho a seguir.Vi O Karjakin efetuar o lance 32...Rf8, com a intenção de proteger o Rei nos peões da ala da dama e depois jogar o lance 34...g5, mudando completamente a posição, a despeito da debilidade crida em h6. Será que perdeu a paciência. O sangue frio do Russo chegou ao limite? Ele assumiu riscos, não há dúvida, mas procurou um plano ativo, algo que não tinha feito até o momento. Vi, com certa apreensão, o Carlsen ficar passivo diante da atitude do Karjakin, permitindo que o Russo assumisse a iniciativa através do lance 42...d4, inclusive com algumas boas chances, que acabaram não concretizando, dado a complexidade da posição, bem como a boa percepção e defesa de Carlsen. Continuo acreditando no Carlsen, porém, o Karjakin provou que está gostando do jogo. Isto é bom, mas também é perigoso! Vamos aguardar a próxima partida!.

    ResponderExcluir