quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Os 80 anos de Miguel Tal!

Por Fernando Melo

  Pelo pouco que conheço do xadrez, sempre digo que o polonês-argentino Miguel Najdorf é, de todos os jogadores do mundo, o mais amado! Já Miguel Tal é o mais querido! Quando garoto, em 1960, eu tinha na cabeceira de minha cama o retrato de Tal, então campeão do mundo. Falar nele, logo me lembro do saudoso Ivo Bichara, que adorava o estilo de jogo agressivo do soviético. Sempre lembro de Tal e mais agora que venho estudando mais sobre Fischer. Os dois se encontraram várias vezes, e quando Tal caiu doente durante um torneio, e foi hospitalizado, abandonando assim a prova, o único dos jogadores que foi visitá-lo, segundo fui informado, foi Fischer. Os dois eram amigos!

  Tal nasceu no dia 9 de novembro de 1936, na cidade de Riga, Latvia (anexada à URSS em 1940). Aprendeu a jogar com seu pai, que era médico, aos 6 anos de idade.  Ganhou o titulo mundial, aos 24 anos, ao derrotar Botvinnik. No ano seguinte, Botvinnik recoqnusitou o título. Mesmo com problemas de saúde, Tal foi um jogador muito respeitado, e venceu muitos torneios. No Torneio de Canddiatos de 1959, ele foi o campeão. Eram oito jogadores que jogavam entre si, um match de quatro partidas. Fischer participou e perdeu de 4x0 para Tal! Fischer tinha apenas 16 anos, mas já era um dos melhores jogadores do mundo.

A saúde abalada de Tal fez com vivesse apenas 55 anos, já que morreu no dia 28 de junho de 1992, com deficiência renal, a mesma doença que vitimou Bobby Fischer. Hoje, o mundo do xadrez lhe rende homenagem póstuma pelos seus 80 anos de nascimento. Em Moscou tem um torneio notável que leva o seu nome.

Um comentário: