domingo, 27 de maio de 2012

Entrevista com Antonio Bento

AI Antonio Bento (DF) que virá a Paraíba em julho próximo

O AI Antonio Bento atendendo ao nosso pedido, 
concedeu essa entrevista exclusiva. Como sabem, ele virá à Paraíba em julho, para ser o árbitro do Brasileiro de Sêniors 2012, que terá a direção do AR Klebber Dias e que será presidido pelo GM Darcy Lima.



É comum os GMs anotarem errado na súmula?
Erro de anotação é normal quando o jogador se descontrola. Os GMs também borram planilhas.
O árbitro pode acionar o relógio pelo jogador, caso esse esqueça de bater?
Normalmente, o árbitro não pode acionar o relógio. O árbitro deverá abster-se de informar ao jogador que seu oponente fez um lance ou que o jogador não acionou o relógio (vide final do art. 13.6). Mas como lhe falei, os matchs têm regra próprias e o árbitro deve usar o bom senso e acionar o relógio... valendo-se do preâmbulo da lei. Nos matchs há previsão de um árbitro anotar a partida para o jogador.
Uma coisa que me chamou a atenção foi o árbitro auxiliar trazendo café para Anand. 
Nos torneios de categoria XX em diante os jogadores recebem tratamento especial e nos matchs, o tratamento é mais especial ainda. Então, há árbitros auxiliares que são verdadeiros garçons de luxo.
Até agora , no match de Anand e Gelfand, ninguém chegou atrasado. No tempo de Fischer era diferente.
Sim, pontualidade é exigida. Se o jogador chegar atrasado é multado. E só o arbitro chefe tem poderes para perdoar uma multa.
Multa monetária ou multa no relógio (tempo)?
Multa de parte da premiação. No Mundial do México, eu perdoei uma multa que o Morozevich iria sofrer. Quando o jogador chega atrasado, recebe uma carta do árbitro perguntando qual o motivo do atraso. Dependendo da resposta do jogador, a multa pode ser aplicada.
Os fotógrafos e cinegrafista ficam trabalhando durante quanto tempo durante a partida?
Fotografias com flash e filmagem com luzes em cima da mesa, s´[o é possível nos primeiros cinco minutos de cada rodada. Mas a partida é acompanhada por filmagens sem luzes fortes em cima e sem flash depois dos 5 minutos iniciais. É proibido fazer barulho.
Quanto ao traje do jogador. Noto que Gelfand usa paletó, mas sem gravata, e Anand só usa a sua camisa azul. 
O traje é definido no regulamento do match. Neste match são obrigados a usar terno, mas não há menção a gravata.
Mas Anand não vem usando terno nenhuma vez.
Então  devem ter dado uma autorização especial para ele não usar terno. 
Anand usa na camisa a marca NIIT.
Pelo regulamento, é permitido que os jogadores usem marcas dos seus patrocinadores.
Os jogadores são obrigados à entrevista no final de cada partida. Não podem se recusar a falar?
 O regulamento obriga que os jogadores sejam entrevistados após cada partida, e têm que cumprir o ritual definido pelo organizador. Jogadores são obrigados a cooperar com a mídia. As entrevistas após partida têm um prazo de duração, senão fica muito cansativo para os jogadores.
Qual o critério que a FIDE usa para indicar o árbitro? Os jogadores podem recusar esse ou aquele árbitro?
Geralmente o organizador indica o árbitro que não é do m,esmo pais dos jogadores envolvidos. Mas o presidente da FIDE tem de respaldar a decisão. Quando fui indicado para ser árbitro chefe do Mundial do México, recebi uma carta do Kirsan, concordando com a minha indicação. Fui o único brasileiro a ser árbitro chefe de um mundial. Foi um ato muito importante para a arbitragem brasileira, que anteriormente só teve um árbitro indicado para deputy arbitrer de mundial
O que é feito das súmulas do mundial? Quem fica com elas? Trata-se de um documento valioso e de grande valor histórico.
As súmulas são entregues ao organizador ao final do match. Por isso, não sei se o organizador envia cópia para a FIDE. O árbitro chefe tem de fazer  um Relatório Final que é apreciado pelo Board da FIDE em congresso.
As peças do Mundial e relógio são guardadas como relíquia?
As mesas do Mundial do México foram guardas como relíquias. Foram especialmente construídas por um especialista francês. O encaixe do tabuleiro digital ficou fenomenal. Chegaram ao México na véspera do Mundial. Foi uma correria para montar o salão. Participei da empreitada. Cheguei com boa antecedência à capital do México. Chegamos eu e o comentarista Leontxo Garcia, muito simpático por sinal. Leontxo foi o comentarista do Mundial.  Durante anos escreveu crônicas para a revista Jaque. Hoje é conista de El País e correspondente de várias revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário