quarta-feira, 23 de maio de 2012

Empate à vista?

Anand pensando no empate?
Agora Gelfand só tem a solitária dama contra torre e cavalo de Anand. Estamos com 29 lances jogados. Os dois estão com tempo para jogar. A essa altura empate não interessa a ninguém, talvez a Anand que joga de negras. Mas, já não penso na vantagem de Gelfand. Com mais peças no tabuleiro, até que era possível, mas a dama só contra torre e cavalo ...Empate à essa altura  seria o mais lógico? Vamos aguardar.

5 comentários:

  1. Igualado não está ainda não. Leve vantagem das brancas, pois como vc disse dama é sempre dama peões bergros dobrados, peão branco em a6.se gelfand jogar com precisão leva!

    ResponderExcluir
  2. Atrevo-me a dizer que a vantagem das brancas é mais do que leve agora, roçando a decisividade. As negras só empatarão mediante lances muitos precisos. Os peões negros de h5 e a7 são fracos. a defesa meramente passiva não ajuda em nada pois o peão atraso em f7 atrapalha a coordenação da defesa negras.o contrajogo das negras baseia-se no peão branco de g3.o rolo compressor gelfand está espremendo anand...

    ResponderExcluir
  3. Momento decisivo da partida se anand tomar com o peão de f perde a partida. se tomar com "h" simplifica mas gelfand continua com vantagem. Te7 negro foi um lance duvidoso

    ResponderExcluir
  4. Heróico Anand!!! Jogou com 2 cavalos contra o par de bispos de Gelfand, uma situação nada confortável. Grande endgame.

    ResponderExcluir
  5. É empatou, mas as brancas estavam melhores. Creio q gelfand pelo fato de estar com apenas 27 minutos ficou com receio de tentar explorar mais a posição. g4 foi correto mas ele se precipitou na troca de peões sucessivas deixando de ver o elemento tático da aproximação da dama como o rei dando xeque no rei negro.

    ResponderExcluir