segunda-feira, 1 de maio de 2017

Zonal dá título de MF a Dawton Lemos!

Dawton Lemos: o mais novo MF do Nordeste
(Foto de arquivo)
Terminou hoje em Florianópolis (SC) o Zonal 2.4 da FIDE (Brasil, Bolívia, Equador e Peru), que classificou 2 jogadores para a Copa do Mundo de Xadrez, a ser realizado em setembro, na Geórgia. 

Estiveram presentes 88 jogadores, sendo 81 do Brasil e 7 do Peru, podendo esse contingente ser considerado até discreto, em função da relevância do evento. Há de ter contribuído para isso, certamente, o valor elevado da taxa de inscrição (660 reais). 

O Norte/Nordeste brasileiro, contudo, teve boa presença, posto que, segundo contabilizamos, compareceram ao torneio 11 jogadores. Foram eles: CM Jayme Miranda (AL), José Ferreira Júnior (AL), MN Andrey Neves (AM), Mário Fiaes (BA), CM Williem Barreto (BA), MF Sílvio Cunha (CE), MN Dawton Lemos (CE), Matheus Cavalcante (CE), MI Yago Santiago (PE), MN Rafael Cabral (PE) e MN Yoshio Hiramine (PE). O curioso é que numa competição desse porte apenas uma participação feminina foi registrada: a da WFM Julia Alboredo. 

A prova teve o elevado ELO médio de 2046 e foi disputada em 9 rodadas, sob a arbitragem do AI Carlos Alberto Calleros.

Ficaram com as vagas da Copa do Mundo, o GM peruano Jorge Cori (pré-ranqueado número um da competição) e o GM brasileiro Felipe El Debs, que chegaram isolados e invictos, nas primeira e segunda colocações, com 7,5 pontos (6v, 3e, 0d)  e 7,0 pontos (5v, 4e, 0d) , respectivamente.

O MI Pernambucano Yago Santiago esteve perto da vaga, chegando em 6ª lugar, com 6,5 pontos, mesmo escore obtido por aqueles que ocuparam da 3ª a 7ª posição. Entre os resultados de Yago, vale destacar os empates com os GM's peruanos Jorge Cori e Cristhian Cruz e a vitória contra o MI Luís Coelho, na revanche da partida que decidiu o VIII Memorial Bobby Fischer, ocorrido em março, aqui em João Pessoa. Com seu desempenho Yago somou 8,5 pontos no seu ELO FIDE , chegando a 2461 e se aproximando dos 2500, necessários para alcançar o título de GM!

O Zonal também ofertava títulos diretos para os jogadores que tivessem a pontuação mínima exigida, a despeito do seu ELO FIDE. Embora possa ser controversa a regra, o fato é que o incentivo busca promover a participação de mais jogadores e parece valorizar o desempenho daqueles que se destacam numa competição de tão alto nível. Desse modo, alcançaria o título de Mestre Internacional (MI) quem chegasse até a 3º colocação, com mesma pontuação do campeão; Mestre FIDE (MF) aqueles que somassem 6,0 pontos; e Candidato a Mestre (CM), os que obtivessem 4,5 pontos.

Registramos, portanto, alguns jogadores que atingiram o patamar necessário para as titulações. São eles: MF - Carlos Rodrigo Born (RS), Dawton Lemos (CE) e Andrey Souza Neves (AM); CM - José Ferreira Júnior (AL), Mario Fiaes (BA), Matheus Cavalcante (CE), Rafael Cabral (PE) e Yoshio Hiramine (PE).

Como se vê, o Zonal trouxe relevantes ganhos para o xadrez nordestino, notadamente pela conquista merecida de Mestre FIDE do talentoso e dedicado Dawton Lemos, a quem parabenizamos por mais este grande feito na sua promissora carreira enxadrística. Vale dizer que Dawton neste Zonal fez uma campanha marcante, com 4 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota. Entre seus resultados, importante destacar os empates frente ao GM Felipe El Debs, classificado para a Copa do Mundo, e ao MI Roberto Quintiliano, finalista do último Campeonato Brasileiro.

Por fim, registramos que não encontramos fotos da competição para ilustrar esta matéria , cuja cobertura na internet, segundo muitos enxadristas que procuraram acompanhar entusiasticamente a competição, deixou a desejar um pouco.

De toda sorte, o xadrez brasileiro pode celebrar mais esse importante evento, que ajudou a alavancar e entusiasmar a carreira de muitos jogadores. Que venha agora a Copa do Mundo, cuja participação do GM Felipe El Debs, bem conhecido nosso, já que esteve aqui no último Memorial Bobby Fischer, terá, certamente, a torcida de todos nós brasileiros.

Confira aqui a classificação completa do torneio.

8 comentários:

  1. Uma correção: O enxadrista baiano Rêmulo Aguiar Freitas também esteve no Zonal, elevando o número de jogadores do norte-nordeste na competição para 12, salvo a possibilidade de ter outro enxadrista da região que ainda não conhecemos. Rêmulo somou 4,5 pontos e por isso também alcançou a titulação de CM, razão porque recebe aqui nossos parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Show, parabéns a todos, em especial aos colegas dawton Lemos (agora mestre Fide)e Matheus Cavalcanti ( agora candidato a mestre) ambos do Ceará 👏👏👏👏👏👏🎉🎉🎉

    ResponderExcluir
  3. Alexsandro Barros é de Arapiraca-AL. Belo texto Fernando. Abraço do NEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jussier! Então, com Alexsandro, passamos a 13 jogadores do N/NE! Será que tivemos outros mais? Quem souber é só nos informar aqui, pelo que ficaremos gratos!

      Excluir
  4. De fato grandes resultados. Quero parabenizar a todos pela participação e titulação obtida. Não posso deixar de registrar minha grande alegria pela conquista de Andrey Neves um grande lutador pelo desenvolvimento do xadrez amazonense. Jogador talentoso, Andrey Neves, mesmo distante dos grandes centros, divide suas atividades em ensinar, capacitar, organizar e jogar.
    Parabéns a Andrey e ao xadrez amazonense!

    ResponderExcluir
  5. Sá, desculpe a minha ignorância: qual a diferença entre CM e MN? Obrigado. Abs, Zirpoli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença principal é que CM (Candidato a Mestre) é uma titulação internacional concedida pela FIDE, enquanto que MN (Mestre Nacional) é uma titulação nacional concedida pela CBX.

      Se não estou enganado, ambos são obtidos a partir da obtenção do ELO de 2200. Se o jogador obtém 2200 de ELO FIDE, ele torna-se MN e CM. Já se alcança 2200 só no ELO CBX, consegue apenas o título de MN.

      Há muita controvérsia sobre qual honraria é melhor para o enxadrista.

      O título de MN, além de fornecer o status de mestre de xadrez, costuma dar descontos de 50% nas inscrições dos torneios nacionais, o que não acontece com o CM, cuja única atratividade parece ser mesmo o seu caráter de título internacional, que sempre acompanhará o jogador nas tabelas oficiais das competições da FIDE, até que ele alcance efetivamente a titulação superior de mestre.

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento. Abs.

      Excluir