segunda-feira, 1 de maio de 2017

Esperança: Paulo Barbosa é campeão!

O campeão MN Paulo Barbosa, com Joaquim Virgolino (diretor) e Fernando Sá (apoiador do evento)

Confirmando o favoritismo e a excelente fase, o MN Paulo Barbosa sagrou-se ontem campeão do XX Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, recebendo o Troféu Vereador Luís Flávio Paiva e a premiação de 1.500 reais! Ele era o pré-ranqueado número um e fez valer sua condição para vencer categoricamente a competição, somando 5,5 pontos em 6,0 possíveis, o que lhe garantiu a primeira posição de forma isolada. O campeão teve pela frente adversários de destaque, o que valorizou ainda mais seu desempenho, tornando incontestável sua conquista! 

Como todos sabem, o MN Paulo Barbosa é o candidato mais próximo de conseguir o título de 3º Mestre FIDE da Paraíba, honraria que, há muitos anos, pertence apenas a dois nomes do Estado: Francisco Cavalcanti e Luismar Brito. 

E como todo bom campeão precisa de sorte, esta não faltou a Paulo Barbosa, na última rodada, em sua partida contra Rondinelle Pessoa. Ambos chegaram isolados, com 13 pontos, disputando diretamente o título. O vencedor seria o campeão. Num final de torre e peões, com notória igualdade, Paulo conseguiu uma vitória improvável, tirando o título da WFM Ramyres Coelho, que vencera sua partida e torcia por um empate entre os líderes! A estrela pernambucana acabou então num magnífico 2º lugar, desbancando muitos "marmanjos" de destaque do xadrez paraibano! 

Completando o pódio, na terceira posição, ficou Rondinelle Pessoa. Também foram premiados o quarto e o quinto colocados, Doriedson Lemos e Thiago Ribeiro, respectivamente. Por categoria, os vencedores foram: Valdemiza Gurgel (melhor feminino), João Tejo (melhor veterano), Hiarly Souto (melhor sub-16), Ivonaldo Emiliano (melhor esperancense), André Gomes (melhor sub-1800), Ivan Javier (melhor sub-1700). 

Abaixo, trazemos a classificação completa desta competição, que contou com o bom número de 36 participantes. Decerto que eram esperados mais jogadores, principalmente dos Estados vizinhos (e mesmo da Paraíba), que historicamente costumam prestigiar o torneio de Joaquim Virgolino. Alguns fatores contribuíram para essas ausências, como a disputa do Zonal 2.4, em Florianópolis, neste mesmo final de semana, que atraiu muitos nordestinos, também assíduos frequentadores do torneio de Esperança. 

De toda sorte, o importante é manter a chama do xadrez sempre vigorosa. E dentro da realidade atual, o evento em Esperança trouxe sua inestimável e valorosa contribuição, ocorrendo de forma tranquila e organizada, com notável competitividade. O abnegado Joaquim Virgolino marca assim mais um importante tento na sua já consagrada biografia no xadrez paraibano. 

Destacamos também o apoio do médico e vereador Luís Paiva, dos diretores do Colégio GEO de Esperança, Daniela Torres e Fellipe Augusto, bem como do Prefeito de Remígio (vizinho de Esperança), Melchior Batista, que abriu solenemente a competição de Esperança, mostrando-se um entusiasta do nobre jogo, inclusive sinalizando para apoiar a realização de um torneio de xadrez também na sua cidade, ainda este ano. 

Confira, a seguir, imagens de algumas partidas da última rodada e da premiação do evento, em Esperança. 

Fica aqui nossas felicitações finais a Joaquim Virgolino. Valeu, mestre! Como você gosta de dizer, foi mais um "show de chess"!

WFM Ramyres Coelho (2ª)

Rondinelle Pessoa (3º)

Integrantes do pódio, com Joaquim Virgolino

Doriedson Lemos (4º)

Thiago Félix (4º)

Valdemiza Gurgel (melhor feminino)

João Tejo (melhor veterano)

Hiarly Souto (melhor sub-16)

Ivonaldo Emiliano (melhor esperancense)

André Gomes (melhor sub-1800)

Ivan Javier (melhor sub-1700)

MN Paulo Barbosa x Rondinelle Pessoa

João Tejo x WFM Ramyres Coelho

MN Evandro Rodrigues x Doriedson Lemos

Petrov Baltar x Fernando Sá

Lincoln Lemos x Ivonaldo Emiliano

Claudionor de Lima x Fabson Palhano

Maria Amália x Leonardo Lacerda

Luiz Octavio de Melo x Christenson Diego

André Gomes x Ivan Javier

Arthur Andrade x Pedro Henrique Batista

Staine Medeiros x Alexandre César

Antonio Sobral x Hiarly Souto

Eny Nóbrega x Estevão Brandão

Ubirajara Barros x Patrícia Magda

Prefeito de Remígio, Melchior Batista,
dá o "pontapé inicial" do Torneio de Esperança


Um comentário:

  1. Bonita festa do xadrez Paraibano. Parabéns ao Mestre Joaquim e a todos os participantes que abrilhantaram o XX Torneio de Xadrez cidade de Esperança/PB.

    ResponderExcluir