segunda-feira, 1 de maio de 2017

Uma historia bem interessante!

Por FERNANDO MELO

Uma das boas coisas  para quem pesquisa é encontrar momentos da mais pura emoção. Imagine você ganhar, pela primeira vez, aos 14 anos, o campeonato do seu país e na frente do mais temível de todos os adversários? É prazeroso, muito prazeroso, bastante prazeroso! 

Isso aconteceu no final do ano de 1957 e começo de 1958, no Campeonato dos Estados Unidos, quando o menino Bobby Fischer chegou em primeiro lugar. Eram quatorze jogadores e muitos grandes mestres entre eles. Fischer teve um resultado além do que se pode esperar para quem joga pela primeira vez e com a idade que tinha e diante de tanta gente forte. Ele venceu oito vezes, empatou cinco e não perdeu nenhuma!  Somou 10,5 pontos, seguido pelo temível GM Samuel Reshevsky.com 9,5 pontos.

Mas, o que tem mesmo de interessante em tudo isso? Vou contar agora. Vamos então nos concentrar para beber com mais prazer essa água cristalina de fonte tão prodigiosa. 

Estamos na última rodada. Fischer está jogando de brancas contra A. Turner. Mas Fischer, em certo momento, começa a sair de sua mesa e vai olhar a partida entre Reshevsky - Lombardi. E fica nesse vai e vem, demonstrando mais interesse na partida vizinha do que na dele próprio, o que é meio fora do seu normal. De repente, Fischer volta correndo e oferece empate a Turner. Reshevsky estava perdido e o empate deixava Fischer líder isolado e campeão dos Estados Unidos da América do Norte!

E foi assim que aconteceu. O empate, certamente, mais rápido da biografia fischeriana e que lhe deu a primeira vitória de uma série de oito ininterruptas ao título máximo dos EUA!. Vejamos como foi. 

Fischer - Turner 

1.Cf3 Cf6 2.g3 d5 3.Bg2 e6 4.0-0 Be7 5.d3 0-0 6.Cbd2 b6 7.e4 de 8.de Bb7 9.De2 Dc8 10.e5 Cfd7 11.Ce4 Cc6 12.Bf4 Cc5 13.Cc5 Bc5 14.Tfd1 Ce7 15.Be3 Be3 16.De3 Cf5 17,De2 c5 18.c3 Dc7 (1/2)

2 comentários:

  1. Kkk, Fischer fez, como se diz na gíria do xadrez paulista, o famoso "bafo na nuca". Quando um jogador torce para alguém perder porque o resultado favorece na classificação.

    ResponderExcluir
  2. "...ganhar, pela primeira vez, aos 14 anos, o campeonato do seu país e na frente do mais temível de todos os adversários" / "Ele venceu oito vezes, empatou cinco e não perdeu nenhuma." / "...empate (...) que lhe deu a primeira vitória de uma série de oito ininterruptas ao título máximo dos EUA!" - É por essas e outras que Fischer é simplesmente único! Fischer é o maior!

    ResponderExcluir