domingo, 28 de maio de 2017

Bobby Fischer sem censura

Por David & Alessandra De Lúcia
New In Chess

"Quando Bobby Fischer morreu em 17 de janeiro de 2008, decidi escrever um livro sobre ele, similar aos meus livros anteriores na minha biblioteca de xadrez, que abrangeria apenas itens de Fischer da minha coleção. Mas a minha coleção de xadrez evoluiu de muitas maneiras ao longo dos últimos 25 anos. Sempre tive grande interesse  em certos jogadores como Morphy, Lasker, Capablanca, Alekhine e Fischer.

Há aproximadamente 100 partidas de torneio jogadas e analisadas por ele, incluindo o "jogo do século" contra Donald Byrne. Também quatro encontros de suas simultâneas pelos Estados Unidos em 1964 e que não estavam registrados. A coleção inclui o manuscrito de trabalho do seu famoso livro My 60 Memorable Games, com extensa correção feitas por ele.

A coleção também possui três dos seus passaportes, seu cartão de segurança social, cartão de seguro e seu cartão Young Men`s Christian Association. O acordeão da infância de Bobby, a harmônica, o radio transistor de bolso, 15 quebra-cabeças. Há três dos seus jogos de xadrez, sete conjuntos de xadrez de bolso, relógio de xadrez, o seu relógio de xadrez patenteado dos quais apenas três existem.

Bobby criou várias bibliotecas durante sua vida, uma que vendeu ao negociante de livro de antiquarium Walter Goldwater em 1970. Outra foi vendida quando a Bekins Storage Company vendeu suas posses em 1998. Outra quando residia na Hungria e presumo que existisse outra na época de sua morte na Islândia.

Minha coleção tem cerca de 800 livros que pertenciam a Bobby em vários momentos de sua vida, alguns assinados e, com poucas exceções, todos carimbados Bobby Fischer na página 39 (o mês e dia que Bobby nasceu) ou página 43 (o ano que ele nasceu).
A maior parte da literatura de Fischer não era ficção...

 Gostaria de agradecer a minha filha Alessandra por me ajudar com muitas das fotos. Foi divertido tê-la com minha parceira. Espero que gostem do livro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário