domingo, 7 de maio de 2017

Um lance inusitado!
























Por FERNANDO MELO

O episódio que vou contar agora é estranho, muito estranho, bastante estranho. Chego ao ponto de acreditar que de todos os meus poucos leitores, nenhum deles ouviu falar nesse caso, nesse lance inusitado.

No Torneio de Candidatos, Bled 1959, Fischer jogou contra Tal. As duas fotos são do momento preciso do episódio que estou narrando. Bobby Fischer acaba de jogar 1.e4 e espera pacientemente a resposta de Miguel Tal.

E é nesse momento que ocorre o lance inusitado feito por Tal. Como pode isso acontecer? Como pode o primeiro lance ser inusitado? Essa sensação de surpresa é perfeitamente normal. Acredito até que o leitor esteja pensando que estou querendo tirar leite de pedra, ou forçar demais minha entrada no Céu! Será?
Sabem o que Tal fez? Vou dizer agora.

Ele segurou o peão de e7 e  o colocou na casa e6, mas continuou segurando o peão, olhou para Fischer, sorriu, e fixou finalmente o peão na casa e5. Fischer viu a "brincadeira" mas ficou na dele, nem aprovou e nem desaprovou. Simplesmente fez que não viu, e com isso manteve-se concentrado.

Conto esse episódio porque ontem eu vi o vídeo que registra o ocorrido. Na época, Tal podia ser considerado como o melhor jogador do momento, uma vez que no ano seguinte, ele tornou-se campeão do mundo ao derrotar Botvinnik. 

RETIFICAÇÃO: O TORNEIO FOI O INTERZONAL DE PORTOROZ, EM 1958, E NÃO O QUE FALEI ACIMA. PEÇO DESCULPAS! O RESULTADO FOI EMPATE EM 41 LANCES.

4 comentários:

  1. Resultado da partida companheiro...... Abs.

    ResponderExcluir
  2. Fernando terias um contato daquele rapaz que faz troféus de peças de madeira do xadrez aí da Paraíba? Obrigado. Zirpoli.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Fernando! Só uma observação: acredito que o peão citado na "brincadeira" que Tal fez foi o peão de "c7" e não o de "e7", já que Tal jogou Siciliana contra Fischer nesse referido torneio. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Mestre Armando Vasconcelos, prazer falar com você. Essa "brincadeira" está se ornando séria! Veja bem: certamente você leu a Retificação que fiz, portanto estamos falando do Interzonal de Portoroz 1958. Fischer jogou e4 e Tal respondeu e5. Foi uma Rui Lopes - C92. Abs!

    ResponderExcluir