sábado, 13 de maio de 2017

Livros sobre Bobby Fischer

Por FERNANDO MELO

De grão e grão ... minhas pesquisas são sementes que crescem e dão bons frutos. Uma delas é sobre o blog Xadrez Memória, de Arlindo Rodrigues Vieira. E assim encontro o Bibliofischermania, que informa sobre diversos livros escritos sobre Bobby Fischer.

Todas las partidas de Fischer - É a tradução espanhola do inglês - The Games of Bobby Fischer da Bastford. "Esta versão é uma raridade e tenho certeza que poderia ir claraente aos 150, 200 Euros. Não sei se tem todas as partidas, mas que tem quase todas e as que interessam."

E continua Arlindo Vieira: "Tenho este livro com a capa num estado miserável e escurinho de tanto o manusear, prova provada, que fui mesmo um predestinado a "neca" de xadrez, pois tanto reproduzi as partidas do livro. E todas! Textos de Bisguier, alguma história dos Campeonatos dos EUA, um estudo de Keres, outro de Barden, um estudo do repertório de aberturas de Fischer. Índices de aberturas, de adversários e 770 partidas, umas comentadas estilo Informador, outras com texto, tornaram esse livro o ideal para uma visão global da obra genial de Fischer na tabuleiro. Foi na altura um "must" da Bastford, mas a versão espanhola que possuo, teve uma edição limitada, como limitada foi a vida da Bruguera Ajedrez. Cartonado, notação descritiva (parece que existe uma moderna  versão em notação algébrica), um belo livro."

"Talvez só o Bobby Fischer: Complete Games of the American World Champion, de Lou Hays , faça concorrência a Wade e Connell. Esse livro praticamente só se arranja nos alfarrabistas Web e no mínimo quem quiser a versão inglesa terá de despender cerca de 20 libras!".

Voltaremos com mais artigos sobre outros livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário