terça-feira, 9 de maio de 2017

Quem ganhou o US Open -1957?

Por FERNANDO MELO

Koltanovski introdiuziu o Sistema Suiço nos EUA
O tradicional Aberto dos Estados Unidos tem suas histórias. Uma delas vamos contar hoje. Entre os dias 5 a 17 de agosto de 1957 foi realizado em Cleveland, Ohio, o 58º US Open, que atraiu 175 jogadores de 23 Estados, o distrito de Columbia, México e Canadá.

Arthur Bisguier foi originalmente proclamado vencedor e estava dirigindo de volta para Nova Yorque com o troféu de primeiro lugar, mas teve de devolver porque, no recálculo feito pelos dirigentes, o primeiro lugar cabia a um garoto de 14 anos, chamado Bobby Fischer. Esse é um momento amargo para Bisguier e feliz para Bobby, por ter sido o seu primeiro torneio internacional importante.

Na tabela de classificação original dava os três primeiros lugares a Arthur Bisguier (10/12), Donald Byrne(9,5 /12)  e Robert James Fischer(9/11). Na tabela final, Bobby em primeiro e Bisguier em segundo, ambos com 10 pontos e Donald em terceiro, com 9,5.

Bisguier escreveu mais tarde um artigo para Chess Review (outubro de 1957, pp.297.298) no qual ele fez o seu melhor para ser desportivo e louvar Fischer copiosamente, mas sua amargura com os dirigentes do torneio e sistema de desempate em geral era aparente.

Considero oportuno trazer à tona um ligeiro perfil do dirigente, já habitual, desse torneio. Trata-se de Georges Koltanowski. Ele nasceu na Antuérpia, Belgica, em 17 de setembro de 1903 e morreu em 5 de fevereiro de 2000, com a idade de 96 anos, nos Estados Unidos, onde havia se  naturalizado, fugindo do terror nazista. Mais do que um jogador, também foi expositor, escritor, promotor, dirigente e showman.

Atenção para esse detalhe: ele dirigiu o Open dos Estados Unidos de 1947, a primeira vez que o Sistema Suiço foi utilizado nesse evento e foi muito responsável por popularizar o Sistema Suiço nos Estados Unidos. Ele também foi presidente da Federação de 1975 a 1978.

Um comentário:

  1. Mergulhou fundo nessa, muitas vezes me pergunto como o senhor consegue coletar tantos dados para um texto, é bastante paixão tanto pela arte de escrever, quanto por compartilhar mais sobre o mistico e envolvente universo do xadrez. Um que pretendo escrever um dia (apesar de eu te visto que já existem versões em inglês) é do enxadrista que aparece no filme "O Jogo da Imitação". Ele era um forte jogador, apesar de não ser GM, e enfrentou Botvinnik duas vezes, e foi derrotado nelas. Mas isso não é tudo, havia um detalhe maior na história: ambos estavam cada qual tentando desenvolver um computador que pudesse derrotar uma pessoa no xadrez.

    ResponderExcluir