terça-feira, 2 de maio de 2017

Confiança sem limites!

Por FERNANDO MELO

Bobby Fischer - Miguel Tal
Sabemos todos que Miguel Tal perdeu o titulo de campeão do mundo na revanche contra Miguel Botvinnik., que ocorreu em maio.de 1961. Cinco meses depois Tal joga o Torneio Internacional de Bled (Iugoslavia) e vence. Era um jogador fantástico, cuja derrota em maio não o abalara tanto como se podia imaginar. Sabemos também que Bobby Fischer jogou esse torneio em Bled, terminou em segundo e o único a derrotar Tal.

O que talvez alguns não saibam é o que Bobby fez nessa partida. Foi incrível, muito incrível, bastante incrível. Você sacrificar qualquer peça para um adversário forte é algo muito incomum, e quando você sacrifica uma dama para um adversário chamado Miguel Tal, no ano de 1961, prova que a confiança que você tem em si mesmo é sem limites!  

"Em xadrez de alto nível, você tem que conduzir sua superioridade de maneira impiedosa.", disse Fischer. Ao sacrificar a dama no lance 23, Fischer sabia o que estava fazendo e, mesmo com a partida se desenrolando mais 24 lances, ele consegue a vitória. Uma vez batido, disse o grande Tal: "É difícil jogar contra a teoria de Einstein!"

Sem querer provocar a nova geração, gostaria que ela soubesse que Fischer tinha apenas 18 anos quando jogou essa partida, e nem Karpov e nem Kasparov chegaram a tanto com essa idade! Deixar o grande Tal o tempo todo na defensiva, quando sabemos do seu estilo agressivo, só mesmo um Bobby Fischer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário