terça-feira, 16 de maio de 2017

Clube Miramar homenageia Najdorf

Por FERNANDO MELO

Miguel Najdorf o mais amado entre os jogadores

Será realizado na tarde do próximo dia 27 (sábado), a partir das 14 horas, no Clube de Xadrez Miramar, o Torneio Ativo Memorial Miguel Najdorf, com 15 minutos nocaute e em 6 rodadas. As inscrições estão abertas com o diretor MF Francisco Cavalcanti, sendo que sócios pagam 20 reais e não sócios 30 reais. O campeão receberá o Troféu Najdorf e o vice e terceiro lugar, medalhas.


Esse torneio terá uma particularidade. Na primeira rodada, todas as mesas estarão armadas com a variante Najdorf (1.e4 c5, 2.Cf3 d6 3.d4 cd 4.Cd4 Cf6 5.Cc3 a6), levando assim os participantes a jogarem essa defesa.

Bobby Fischer x Miguel Najdorf

Considerado o jogador mais amado do mundo, Najdorf é uma verdadeira lenda do xadrez. Polonês de nascimento e naturalizado argentino, é bem conhecido por ser o criador da Variante Najdorf, da Defesa Siciliana. Bobby Fischer costumava jogar essa linha e tem um momento histórico, na Olimpíada de Varna 1962, quando os dois se enfrentaram e jogaram a citada variante. 

3 comentários:

  1. Foto histórica! Eu nunca te visto.

    ResponderExcluir
  2. O detalhe do cinzeiro é pau Fernando. Por sinal, quem ganhou? Abs. Zirpoli.

    ResponderExcluir
  3. Contam os argentinos que certa vez Najdorf estacionou seu carro em local proibido e foi prestigiar um torneio no Club Argentino de Ajedrez. Um guarda chega para multar. Uma pessoa que assiste a cena vai argumentar com o guarda que "não podia fazer isso com Don Miguel" ídolo do esporte argentino. O guarda fica irredutível. As pessoas veem a discussão e vão se aglomerando e começam a questionar o guarda que pressionado pela multidão desiste da multa sob aplausos.

    ResponderExcluir