quinta-feira, 4 de maio de 2017

O iluminado!

Por FERNANDO MELO

Olhem bem para essa foto. Fischer pensa e Reshevsky espera. O que logo me chamou a atenção foi a presença agressiva da luz, iluminando a mesa. Esse era um dos itens que Bobby fazia questão. Uma boa iluminação abre ainda mais a visão sobre o tabuleiro. Mas, que partida foi essa? Quem ganhou, quem perdeu? Qual foi a defesa que Fischer usou já que a foto mostra ele com as negras? Foi jogado em que torneio, em que local, em que cidade, em que clube?
Vamos por partes. 

Todas as respostas: 
Foi no ano de 1963. Fischer tinha 20 anos feitos e Reshevsky 52 anos.  As brancas jogaram a Inglesa e Fischer respondeu com a simétrica. No 47º lance , Fischer que tinha vantagem material, dá um xeque com mate inevitável na sequência, o que leva o condutor das brancas a desistir. O jogo foi em Nova York, no Marshall Chess Club, pelo Campeonato dos Estados Unidos de 1963/1964 (15 de dezembro a 2 de janeiro). 

E agora daremos uma noticia que é será uma grande surpresa para muitos.
Foram 12 jogadores, todos contra todos, com oito Grandes Mestres três Mestres Internacionais e um sem título. Fischer somou onze vitórias! Eu nunca ouvi falar, na época de Fischer e após ela, que alguém tenha ganho todas as partidas do campeonato do seu país! Em segundo lugar, Larry Evans com 7,5 pontos. Paul Benko chegou em terceiro com 7 pontos e o grande rival Samuel Reshevsky, chegou em quarto lugar com 6,5 pontos.
É por essas e por muitas outras, que Fischer é o ILUMINADO do xadrez mundial!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário