sábado, 7 de março de 2015

VI Memorial Bobby Fischer - Faltam 6 dias

(FALTAM 6 DIAS PARA O ABERTO DO BRASIL
VI TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

Bobby Fischer: Uma vida em 30 dias
(Extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores'' de Garry Kasparov - Ed. Solis)


Kasparov destaca que o último empurrão para Fischer se decidir a jogar o Torneio Interzonal de 1970 foi provavelmente o torneio de verão em Buenos Aires, naquele ano... que “lavou a honra” de dez anos atrás, quando na mesma cidade Fischer sofrera o pior fracasso de toda a sua carreira. Nessa ocasião ele conquistou um dos seus maiores triunfos! Todas as noites os 700 assentos do salão estavam tomados, com espectadores sentados e em pé nos corredores. Bobby foi tratado como rei, com cada capricho sendo atendido.

No final Bobby terminou 3(1/2) pontos à frente do perseguidor mais próximo: 1. Fischer – 15 pontos em 17(+13=4!); 2. Tukmakov – 11(1/2); 3. Panno – 11; 4-6. Gheorghiu, Najdorf e Reshevsky – 10(1/2); 7. Smyslov – 9; 8-9. Quinteros e Mecking – 8(1/2) etc.
...
Após o torneio em Buenos Aires, Fischer estava sem dúvida em estado de euforia e o futuro devia parecer muito róseo para ele. Somente isso pode explicar porque em setembro ele tenha ido à Olimpíada de Siegen, embora os alemães friamente recusassem a sua habitual lista de condições de jogo, aceitando somente uma das vinte e cinco exigências: mudar sua mesa um metro mais distante da primeira fila de espectadores.

A atração principal para o norte-americano era sem dúvida a oportunidade de encontrar Spassky no tabuleiro. Fischer ardia de desejo de mostrar ao mundo “quem era quem”, e estava confiante no sucesso. Assim como seus torcedores, que “encomendaram um banquete em honra ao vencedor; no restaurante do nosso hotel, as mesas foram arrumadas, aguardando um mero ‘detalhe’ – a conclusão da partida” (Kortchnoi). 

Mas, como sabemos, uma amarga desilusão aguardava Fischer! Ele não somente perdeu para o Campeão Mundial, mas também concedeu o “metal amarelo” no 1º tabuleiro a ele: Spassky marcou 9(1/2) pontos em 12, e ele 10 em 13... Em vingança, o orgulhoso Fischer declarou em uma entrevista: “Quando eu perdi para Spassky, abandonei como Capablanca: se perdi uma partida, me senti como um rei fazendo caridade a um mendigo.”

Em novembro, após voltar a ameaçar não jogar um Interzonal, cujo motivo, entre outros caprichos, Kasparov credita o efeito que a derrota para Spassky na Olimpíada de Siegen causou no humor do norte-americano, Fischer joga o Interzonal de Palma de Mallorca, graças à concessão da vaga por Benko e em função do triunfo da USFC, em conseguir, no Congresso da FIDE em setembro daquele ano, a permissão para escolher seus próprios representantes no torneio.
...

Após um empate com Hübner, [Fischer] produziu uma série de cinco vitórias, incluindo entre suas vítimas Smyslov, Hort e Rechevsky. Suas partidas de Mallorca são um espetáculo surpreendente! Quando o enfrentavam, Grandes Mestres de ponta (para não se falar nos Mestres), se intimidavam, ficavam paralisados e não ofereciam uma resistência digna.

Amanhã traremos mais detalhes do Interzonal de Mallorca, que foi marcante na biografia de Fischer. 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Seria legal lembrar que, salvo engano, foi nesse torneio que Mecking empatou com Fischer!

    Link do jogo: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1044676

    P.S. E no ano seguinte, em Palma de Mallorca, Fischer ganha! :)

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Hudson! Entre os 4 empates de Fischer, em Buenos Aires (1970), um deles foi contra Mequinho! No livro de Kasparov, fonte deste nosso trabalho, o russo diz: "O primeiro encontro de Henrique com Fischer nos tabuleiros foi no torneio de Buenos Aires e ele foi um dos poucos que conseguiram segurá-lo". No Interzonal de Mallorca, Fischer vence Mequinho e a partida é comentada no referido livro. A propósito, Kasparov dedicou 4 parágrafos sobre Mequinho, inclusive citando um comentário depreciativo de Fischer sobre o brasileiro. Foram lembradas ainda as vitórias do "prodígio brasileiro" nos Interzonais de Petrópolis (1973) e Manila (1976), e sua grave enfermidade, que o retirou dos tabuleiros.

    ResponderExcluir