terça-feira, 10 de março de 2015

VI Memorial Bobby Fischer - Faltam 3 dias

(FALTAM 3 DIAS PARA O ABERTO DO BRASIL
VI TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

Bobby Fischer: Uma vida em 30 dias
(Extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores'' de Garry Kasparov - Ed. Solis)


O match semifinal com Bent Larsen (Denver, julho 1971) foi aguardado com enorme interesse. Ele viria a responder a pergunta que estava na boca de todos: quão justificado foi o escore de 6-0 no match anterior? Mais tarde Mark Yevgenevich [Taimanov] brincou que, ao perder pela mesma contagem, Larsen salvou-o de uma represália completa: não havia meio de se achar que o Grande Mestre dinamarquês pudesse ser suspeito de ter um pacto secreto com os imperialistas americanos!

Evidentemente, em contraste com Taimanov, Larsen não se considerava simplesmente uma “vítima de Fischer”. Seus sucessos e ambições estavam mais altos. Após a recente colisão no “Match do Século”, onde o dinamarquês exigiu o 1º tabuleiro para si, e a sua vitória muito importante sobre Fischer no Torneio Interzonal, ele estava contando, pelo menos, com uma luta árdua. Esse era essencialmente um match pelo Campeonato do Mundo ocidental.

Todavia, como se sabe, a história se repetiu e Fischer liquidou o match também por 6-0! Tal comentou: “Parece-me que em todo o match Larsen não teve vantagem em um único lance sequer.”

E Kasparov declara com autoridade: Eu acho que o choque do fracasso de Larsen foi muito maior do que o de Taimanov: ficou evidente que o que ocorrera em Vancouver e Denver de forma alguma havia sido um acidente, e que o mundo do xadrez tinha encontrado uma nova força, sem análogas na história! [grifo do RC]

Como no match anterior, esse também teve seus momentos críticos: para perder de zero, em algum momento é preciso quebrar psicologicamente. A meu ver, as duas primeiras partidas foram decisivas: na sequência, Larsen  estava grogue, e não conseguiu sair desse estado até o fim do evento.

E Kasparov então apresenta as 2 partidas iniciais com extensos comentários, para, em seguida, lembrar que na terceira partida Larsen, de negras, esteve irreconhecível e as brancas venceram com facilidade.

Na quarta partida, jogando com as brancas, o dinamarquês caiu sob um ataque na Defesa Índia do rei literalmente do nada. Após essa derrota, como ocorreu com Taimanov em sua época, a pressão sanguínea de Larsen subiu bruscamente e ele foi obrigado a ir se consultar com um médico.

E foi somente na quinta partida, que ocorreu após três dias de atraso, que ele se defendeu com sucesso e finalmente esteve próximo de um empate. Contudo o autor russo mostra que o dinamarquês deu “um passo em direção ao abismo” com o lance 20...Bd6? e acabou sofrendo a quinta derrota.

Na sexta partida, a qual veio a ser a última, Larsen escolheu a sua favorita Abertura Bird – 1. f4 e tinha posição igual, segura, mas ele preferiu o “hara-kiri”: sacrificou um peão, então um segundo e...nada pôde fazer para conter o jogo preciso e enérgico do adversário: 6-0!
...
Mais tarde o dinamarquês explicou: “Você acha que eu não poderia ter empatado algumas partidas com Fischer? É claro que eu poderia! Mas eu não quis fazer isso. Eu joguei pela vitória em cada partida – o que é importa é vencer, é preciso sempre lutar!” Ninguém discute que é preciso lutar, mas por que jogar tudo para o alto, sem pensar? Como Tal comentou, tanto Larsen como Taimanov são excessivamente otimistas e ambos queriam pelo menos vencer uma partida – embora não houvesse pré-condições objetivas para isso. Mas evidentemente isso também é resultado de um colapso psicológico: a perda completa da objetividade!
...
A batalha em Denver impressionou o mundo do xadrez: um segundo sucessivo Grande Mestre de alto nível havia sido derrotado pelo mesmo placar incrível de 6-0! [grifo do RC] “Independente de com quem ele jogar no match final e de como esse match terminar”, escreveu Tal, “hoje podemos dizer com segurança que uma superioridade assim em eventos do Campeonato Mundial jamais foi demonstrada por nenhum competidor pela coroa do xadrez”. E devo acrescentar, por nenhum Campeão Mundial. [grifo do RC] O grande Lasker arrasou Marshall e duas vezes massacrou Janovsky (+8=7, +7-1=2, +8=3), mas isso não pode ser comparado com o 12-0 de Fischer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário