quinta-feira, 26 de março de 2015

Cori vence na Argentina. Brasileiros fazem Normas!

Pódio da Copa Latina de Xadrez, com os três primeiros lugares no centro,
Bachmann (2º), Cori (1º) e Pichot (3º). Fonte: site oficial

Com a expressiva marca de 172 participantes, aconteceu em Buenos Aires, capital argentina, a Copa Latina de Xadrez, entre os dias 19 e 25 deste mês de março. Estavam representadas 12 nações dos continentes americanos, com vários enxadristas de destaque, dentre os quais 12 GM’s. O pré-ranqueado número 1 foi o GM Axel Bachmann (PAR), seguido pelo GM Jorge Cori (PER). Ambos terminaram a prova isolados com 7,5 pontos em 9 possíveis, sagrando-se campeão, porém, o peruano Cori, pelos critérios de desempate. 

Do Brasil esteve presente o bom número de 17 jogadores, liderados pelo GM Krikor Mekhitarian, o único GM do nosso país no evento, que também foi o único brasileiro invicto na Copa, terminando em 14º lugar. O maior destaque do Brasil, porém, foi, sem dúvida, o MI Roberto Molina, que fez excelente campanha, ocupando a 4ª colocação, com 7 pontos, o que lhe garantiu sua 2ª norma de GM! Já o MF Renato Quintiliano conquistou a norma definitiva de MI. O quadro abaixo mostra o desempenho geral dos nossos compatriotas, inclusive com a respectiva variação do Elo FIDE. 

Vale ainda registrar a participação de André Boff, homenageado do Torneio de Esperança, em abril, bem como de Rafael Cabral, de Pernambuco, que teve um desempenho modesto, com metade dos pontos possíveis e a 83ª colocação, o que lhe provocou uma queda acentuada de rating, fato este, porém, que certamente não deverá abater o combativo Rafael, cuja motivação para o progresso no xadrez haverá de levá-lo à superação nos próximos eventos. 

A classificação final completa do torneio está no chess-results (link).

Nenhum comentário:

Postar um comentário