segunda-feira, 30 de maio de 2016

Unindo gerações

Por Fernando Melo

Helen (brancas) enfrentando seu jovem adversário

Em sempre tenho dito que o xadrez tem o poder te fazer as pessoas felizes. Vou contar mais uma historia que prova essa acertiva do Mestre Siegbert Tarrasch (1862-1934) que disse certa vez: "Assim como o Amor e como a Música, o Xadrez tem o poder de fazer as pessoas felizes!" Quero me referir a uma senhora de 83 anos chamada Helen Warren, que encontra no xadrez uma razão para continuar de bem com a vida.


Ela é viuva de Jim Warren, que morreu em 2014, aos 81 anos e que foi o primeiro membro da Chicago Industrial Chess Ligue a subir para o nivel de Expert. Jim Warren tem também um feito histórico que certamente sua viuva não esquece: ele jogou duas vezes com Bobby Fischer (em simultânea) e empatou as duas vezes! Antes de se aposentar, Helen escreveu para revistas de xadrez e ao lado do marido, organizou torneios, onde veio a conhecer Bobby Fischer.

Hoje, morando numa casa de idosos, na vila de Lombard, em DuPagge County, Illinois, Estados Unidos, onde não lhe falta conforto nem assistência, Helen, pelo menos, uma vez por semana, tem o seu encontro com Jonathan Moore, 19 anos, e que trabalha na casa que ela vive, para uma partida de xadrez e nascendo assim uma amizade que só a arte de Caissa sabe cultivar!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário