sábado, 28 de maio de 2016

O xadrez na vida de Réti

Por Fernando Melo
Hoje é o aniversario de nascimento de Richard Réti

É dolorido, muito dolorido, bastante dolirido para uma pessoa ser forçada a interromper seu plano e esperança de vida - fazia doutorado em Matemática - por conta da I Guerra Mundial.  Convocado, o jovem Richard Réti, por conta da sua frágil constituição física foi poupado de ir para o front, mas ficou servindo em um escritório. Foram tres anos de guerra frustantes e como muitas vezes ele reclamou, sem acesso a uma biblioteca científica. Ocorre que a deusa Caissa devia estar atenta e não o abandonou, pois Réti tinha mais e mais tempo para se dedicar ao xadrez, que usava como hobby.. Em 1918 ele experiemntou a sua primeira grande vitória, ao vencer o torneio de Kassa, na frente de Vidmar, Breyer, entre outros. Terminada a guerra, Reti e sua familia (pais e irmão) tiveram momentos difíceis em face da inflação alta instalada no país (Hungria), chegando mesmo a passar necessidades básicas..

Apesar de Kassa ter sido um torneio de nivel nacional, a vitória de Réti alertou o mundo do xadrez até que ele recebeu convite que ia mudar a sua vida. A Federação de Xadrez da Holanda o convidou para atuar como Mestre de xadrez em Residence. Era por alguns meses e durou vários anos! Esse episódio holandês significou para Réti uma virada decisiva em toda sua carreira e vida.

Tenho por Réti um especial carinho pelo muito que ele representa para o fortalecimento do xadrez. Hoje, 28 de maio, é o aniversário de seu nascimento, quando completaria 127 anos. Seus livros, seus estudos de Final, a Abertura que é imortalizada com seu nome e jogada atualmente por muitos Grandes Mestres, se somam para deixá-lo bem situado na galeria dos grandes nomes do xadrez internacional. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário