domingo, 15 de maio de 2016

Minha paixão pela Bird !

Por Fernando Melo

A culpa é de Honoré de Balzac (1799-1850), romancista francês, de ter me tornado um homem movido pela paixão. Na minha juventude li toda a Comédia Humana (89 títulos), o suficiente para compreender que a paixão é toda a humanidade. Ninguém vive sem ela, uns mais, outros menos. No mundo de Caíssa, a Bird para mim é mais do que uma Abertura, ela encerra um sentimento forte, produzindo confiança, estima e coragem. Quando jogo a Bird estou no meu habitat! Jogando com as brancas, ela é a minha vida!

Fiz um ligeiro levantamento e constatei que nestes ultimos 200 anos, foram jogadas 3.080 vezes essa abertura. As brancas venceram 1063, as negras 1288 e 730 partidas terminaram empatadas.  Notamos assim,que as brancas levam um ligeira desvantagem. Infelizmente, para mim, essa Abertura é pouco jogada pelos Grandes Mestres. O mais expressivo foi o dinamarquês Bent Larsen, bastante conhecido. Talvez por ele, hoje, a Dinamarca é o país onde a Bird é bem jogada. Quando descubro uma partida Bird desse nosso tempo e vou atrás, logo descubro que é um dinamarquês que está com as brancas, tem sido assim na maioria das vezes.

Já joquei muitas partidas, amistosa, de torneio, pelo computador, muitas e muitas. E, curiosamente, nunca deixei de gostar de jogar o famoso 1.f4. Faço com prazer, seja lá o adversário que for. Quando jogo a Bird não penso em ganhar, nem em perder, nem empatar. Penso no prazer que ela me dá! E levo isso a sério.  

7 comentários:

  1. E se alguém entrasse no seu habitat, jogando a Bird, o que faria? Com essa forte paixão
    que tem por ela, teria confiança e coragem de enfrenta-la? Sua emoção falaria mais alto
    e se deixaria levar pelas suas asas ou teria força para acabar com as suas garras?

    ResponderExcluir
  2. Tem acontecido, pouco, mas tem e, confesso, procuro "desmantelar" qualquer variante inicial para quebrar a iniciativa das brancas. Mas, no fundo, no fundo, Céu, não me sinto muito à vontade jogando contra ela.

    ResponderExcluir
  3. Fernando e se jogarem 1-...f5 contra seu 1- f4 , variante simétrica como é que você se sentiria?

    ResponderExcluir
  4. Ah! Mestre Resende! Me sentiria bem, muito bem, bastante bem! Só não aprovo muito o 1...e5, pois corro léguas do From!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 f4 f5, existe aqui o Gambito Wagner com 2 e4, fxe4, 3 d3, exd3 4 Bd3!
      Assim me contou o MF Wagner Madeira que adora falar desta linha, embora não seja de autoria dele.

      Excluir
  5. o e5 para as pretas, é violento..se as brancas não joga os lances corretos perde feio..muito complicado o from ! Embora as brancas fiquem pouco melhor se souber se defender...

    ResponderExcluir
  6. Pois é Silvio, há a possibilidade de se jogar o gambito do rei, 1 f4, e5, 2 e4.
    Lembro-me de uma piada do meio enxadrístico que dizia que 3 pessoas jogavam o gambito rei no mundo: um era ermitão nos Alpes, outro estava preso na Rússia e o último foi internado como louco na Espanha...

    ResponderExcluir