domingo, 8 de maio de 2016

Câmara apronta com Fischer!

(E-mail recebido do MI Antônio Resende)


"Olá amigos!

Não tenho como segurar esta história ainda mais sabendo da paixão de vocês por Fischer e pelo apreço ao MI Helder Câmara:

Helder contava esta história toda vez que o perguntavam sobre a partida contra Fischer na Olimpíada de Siegen, Alemanha ano de 1970. Fischer já monopolizava as atenções da mídia não só do xadrez. Já o consideravam futuro campeão mundial, título conquistado dois anos depois. No meio da competição cai Brasil x EUA, Helder de pretas contra Fischer era o que anunciava o emparceiramento.

Sempre que Fischer adentrava o ambiente de jogo um batalhão de fotógrafos o perseguia. Para evitar o mínimo possível o assédio dos jornalistas a fera chegava sempre 5 minutos atrasado já com a rodada em andamento. Sabendo disso Helder preparou a seguinte surpresa: quando Fischer entrasse na sala de jogo nosso MI olharia o tempo de atraso no relógio e sairia da mesa antes que ele chegasse. 

Quando Fischer chegou Helder, sorrateiramente, correu e se escondeu atrás de uma coluna do salão e de lá ficava olhando o americano enquanto acompanhava o tempo pelo relógio. Olhava e voltava a se esconder. Olhava e voltava a se esconder. Cumpridos os cinco minutos Helder voltou à mesa e respondeu o e4 de Fischer com uma siciliana dragão. 

Quando perguntavam como foi a partida Helder respondia: - "Perdi, mas os cinco minutos de lambuja que Fischer dava pra todo mundo eu não aceitei!"

Aqui a partida:

2 comentários: