sábado, 14 de maio de 2016

As ideias de Steinitz

Por Fernando Melo

Wilhelm Steinitz, primeiro campeão do mundo de xadrez, completa hoje 180 anos! Imagino (oxalá esteja errado) que a geração atual não dá a devida importância que esse austríaco, mais tarde cidadão norte-americano, tem para o estudo do xadrez. Lembremos aqui o que disse Bobby Fischer: "Ele contribuiu muito para a teoria do xadrez!" Importante conhecer o que disse Emmanuel Lasker (o segundo campeão do mundo), ao resumir as ideias de Steinitz: "No início do jogo deve-se ignorar a busca de combinações, abster-se de movimentos violentos, apontar para pequena vantagens, acumulá-las, e só depois de ter atingido procurar esses fins para a combinação - e em seguida, com toda a força de vontade e do intelecto, executar essa combinação, mesmo que ela esteja profundamente escondida".

Steinitz começou a pontificar no cenário internacional no inicio da década de 1860, quando foi morar em Londres, onde fixou-se por mais de 20 anos e passou assim a ser um profissional no London Chess Club. clube esse fundado em 1807; No ano de 1883, Steinitz foi para os Estados Unidos. e foi viver em Nova York, mudando o nome para William e alí esteve até sua morte em 12 de agosto de 1900, com a idade de 64 anos.

Foram seus adversários enxadristas da força de um Blackburne, Chigorin Janovsky,, Lasker. Maroczy, Paulsen, Rosenthal, Zukertort, Winawer, entre outros, mas não poderia deixar de lado o nosso querido Bird! A propósito, Steinitz enfentou Bird 32 vezes, com 17 vitórias, 9 derrotas e 6 empates. Jogaram a Abertura Bird apenas duas vezes, ambas com vitória de Steinitz, que conduzia as peças negras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário