domingo, 29 de maio de 2016

Uma derrota inesquecível!

Por Fernando Melo

Fischer diante de Palermo,

Fischer foi, é e será sempre o maior jogador de xadrez de todos os tempos. Perguntem a Kasparov e a Carlsen e eles dirão que sim! Existem catalogadas 997 partidas dele, com 568 vitórias, 295 empates e 134 derrotas. É um número muito expressivo. Dito isto, gostaria de chamar a atenção do leitor para uma derrota que Fischer sofreu em apenas 15 lances durante uma simultânea, quando ele estava no auge de sua fama e prestígio, já despontando como o futuro campeão do mundo, tal a força do seu jogo. Estamos falando do ano de 1970.


O seu carrasco foi um jovem de 17 anos chamado Carlos Garcia Palermo, da Argentina, que bem mais tarde foi para a Italia onde naturalizou-se. Estou aqui a imaginar a emoção de Palermo diante desse raro, muito raro, bastante raro acontecimento! Imagino um salão lotado, onde todos voltaram seus olhares para aquele jovem jogador que ousou derrotar Bobby Fischer, em apenas 15 lances! 

Palermo conquistou o titulo de MI em 1981 e de GM em 1985, quando ainda vivia na Argentina e na Olimpíada de Dubai, 1986, jogou pela última vez defendendo as cores do seu país natal. Jogou mais duas Olimpíadas, a de 1992 e 2006, pela Italia. Atualmente, Palermo está com 62 anos e desde 2013 é trainer da FIDE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário