quinta-feira, 19 de maio de 2016

Uma história marcante!

Por Fernando Melo

Phiona com seu ídolo Kasparov
Hoje estou feliz por poder escrever mais uma crônica tocando num tema que muito me comove, que é a influência benéfica do xadrez na vida das pessoas. Quero falar de um garota, hoje com 19 anos, chamada Phiona Mutesi, de Uganda. O material que tenho sobre ela é vasto, muito vasto, bastante vasto, que inclui entre outras personalidades, Gary Kasparov e Bill Gates, mas vamos por parte. O importante é que o leitor tenha uma ideia de quem é Phiona Mutesi!

A historia de Phiona Mutesi, uma menina pobre que começou a jogar xadrez e se apaixonou pela modalidade quando frequentava uma igreja, vai ser adaptada a um filme da Disney. Ela vivia em uma favela e ia regularmente à igreja, local onde havia um programa de xadrez. Na verdade, Phiona ia mais para tomar o mingau que era oferecido as crianças, mas o fato é que aos nove anos ela começou a conhecer o movimento das peças nas 64 casas do tabuleiro e terminou se apaixonando.

Hoje, Phiona tem muito prestigio em seu país, é conhecida em várias partes do mundo, concedendo entrevistas e elevando o nome do xadrez, pelo seu empenho, esforço , dedicação e, principalmente, pela sua paixão! Seu trabalho vem frutificando, além de representar Uganda em eventos internacionais, como no caso da Olimpíada, que teremos em Baku, em setembro próximo, existe uma fundação na qual ela ensina xadrez às crianças. Gostaria muito que essa história marcante de vida de Phiona Mutesi ficasse gravada na memória dos discipulos de Caíssa, como um exemplo de vida!

3 comentários:

  1. Fernando, creio que a Paraíba é um dos estados do Brasil em que o Xadrez está mais disseminado. Graças a abnegados como você.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, se já foi divulgado, seria interessante fazer um post sobre os integrantes da equipe brasileira para a próxima olimpíada.

    ResponderExcluir
  3. Sempre surpreendendo...!!! Parabéns!

    ResponderExcluir