quarta-feira, 25 de maio de 2016

Krikor e a Olimpíada

Por Fernando Melo


Todos nós sabemos que a Armênia e o Azerbaijão não se entemdem por conflitos de terras, já que são vizinhos. Uma possível guerra entre esses dois países torna o clima por lá muito tenso. O GM Krikor Mekhitarian, que é descendente de armênio, desistiu de participar da equipe brasileira que irá para Baku jogar esse grande torneio, o maior da FIDE. Compreensível a posição do enxadrista brasileiro, todavia surgiu um fato novo.

O presidente da FIDE, Kirsan Ilyhinovumzh, assegurou que a Armênia vai participar da 42ª Olimpíada de Xadrez Munidal, entre os dias 1º a 14 de setembro deste ano, em Baku, Azerbaijão, adiantando que o impasse foi resolvido durante sua recente visita a Armênia. "Atualmente - diz ele - nenhuma recusa recebí das autoridades daquele país, e isso signfiica que os jogadores de xadrez da Armênia vão participar da Olimpíada em Baku". 

Bem, resta agora esperar se a posição do grande mestre brasileiro será revista, considerando que ele é um especial reforço na nossa equipe. Respeitamos qualquer decisão de Krikor, mas devemos entender que a diplomacia do Presidente da FIDE funcionou e, oxalá o xadrez sirva até de ponte para uma trégua no conflito, ou mesmo a paz definitiva. Vamos torcer! 

Um comentário:

  1. Se fosse outro, eu desceria a lenha. Mas não no Krikor, grande caráter.
    Reynaldo Carvalho

    ResponderExcluir