domingo, 8 de maio de 2016

Fatal atração!

Por Fernando Melo


Edward Lasker

George Thomas
Na galeria das grandes partidas na história do xadrez mundial, certamente o embate entre o alemão (mais tarde naturalizado norte-americano) Edward Lasker e o turco (naturalizado inglês) George Alan Thomas tem lugar de destaque pela forma com foi jogada, de singular beleza. Foram apenas 18 lances, mas que proporcinaram um sacríficio de Dama, além de uma caça fantástica ao Rei, de uma ponta a outra da tabuleiro, e um mate de rara perfeição.

A partida, uma Holandesa, foi jogada em Londres, no ano de 1912, portanto são 104 anos que nos separam desse acontecimento que ainda hoje maravilha o mundo caissiano. Mr. Thomas - mais tarde agraciado com o título de Sir - era naquela época e continuou sendo durante longos anos, um dos mais fortes jogadores da Grã-Bretanha. Quanto a Edward Lasker, mais conhecido (não confundir com Emanuel Lasker - este campeão do mundo), foi um enxadrista mais ativo e fazer o que ele fez na partida em questão, dispensa maiores apresentações. Sabemos também que ele é autor de vários livros importantes na literatura enxadrística.

Essa parrtida podia ter sido concluída com o mate de grande-roque, mas Lasker preferiu, subir o Rei para d2, dando o mate descoberto com a Torre em a1. Na historia do xadrez existe , pelo menos duas parridas conhecidas, que finalizam com mate de roque. Há quem acha o mate descoberto mais elegante, outros acreditam ser mais bonito o mate com o roque. Cada um pensa como quer, mas a unanimidade existe na beleza da partida que estamos falando e que a transcrevemos abaixo:

Ed. Lasker x Thomaz

1,d4 e6 2.Cf3 f5 3.Cc3 Cf6 4.Bg5 Be7 5.Bf6 Bf6 6.e4 fe 7.Ce4 b6 8.Ce5 0-0 9.Bd3 Bb7 10.Dh5 De7 11.Dh7!!  Rh7 12.Cf6 Rh6 13.Ceg4 Rg5 14.h4 Rf4 15.g3 Rf3 16.Be2 Rg2 17.Th2 Rg1 18.Rd2 mate!

7 comentários:

  1. Quando mostro esta partida para os alunos pontuo que o branco perdeu uma chance de fazer um lance muito raro no xadrez: 18 - roque grande com xeque-mate!!

    ResponderExcluir
  2. Apesar do desfecho não ser o recomendável, impecável a beleza das brancas. Ademais esse cavalo em e5 demorou para ser eliminado e isso custou a partida para as pretas, mas é inegável a beleza do jogo das brancas, calculando cada passo para o mate, que aí eu concordo: deveria ser com o roque grande. Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. O detalhe é que o lance escolhido foi um mate dado com um lance de Rei! O grande roque seria um lance conjunto do rei e da torre. Nesse sentido, o mate com Rd2 tem uma simbologia maior. Pode não ter sido o mais bonito, mas foi o mais categórico! Talvez essa possa ser uma explicação para a escolha de Lasker!

    ResponderExcluir
  4. Se o Robert Stelling, mestre em problemas de xadrez, ver este post talvez ele explique melhor, mas há um princípio que vem do solucionismo que diz que o mate mais bonito é aquele mais econômico, ou seja que a peça ande menos. O mais importante é que a partida é realmente uma pérola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concluindo: neste caso Rd2! é o lance mais econômico.

      Excluir
  5. E por falar em econômico o nosso amado mestre Lasker deu mate em 08, e por solução mais simples ele poderia tê-lo resumido em 07!!! Fica como exercício. Abs

    ResponderExcluir
  6. E aí? Qual o lance "errado" do Lasker, que não é o Emannuel?

    ResponderExcluir