domingo, 22 de maio de 2016

Homenageando Darcy Lima!

GM Darcy Lima com o presidente da FIDE
Por Fernando Melo

O meu saudoso amigo Gildemar Pereira de Macedo sabia o nome completo de D. Pedro I. E sabe como era? Tome fôlego: Pedro de Alcântara Francisco Antonio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon!  Você sabe o nome completo do GM Darcy Lima? Tome nota: Darcy Gustavo Machado Vieira Lima! Pois é, o Mestre Darcy é o aniversariante de hoje, chegando aos lúcidos e joviais 54 anos!

Darcy é um amigo do Nordeste, muito ele fez e continua fazendo como diretor e presidente da Confederação Brasileira de Xadrez e diretor da FIDE em defesa de nossa Região. A Federação Paraibana de Xadrez reconhece o seu empenho e deposita nele a confiança necessária para que continue sempre em defesa do xadrez nacional. Dos cinco diretores da CBX, em sua gestão, dois são nordestinos próximos de nós, o pernambucano MF Marco Asfora e o potiguar MF Máximo Macedo.

Darcy, além de dirigente é um forte enxadrista.  Varias vezes campeão brasileiro, representou o Brasil nas Olimpíadas mais de dez vezes, enfrentou jogadores da força de um Kasparov (simultânea); Topalov, Grischuk, Julio Granda, Svidler, para citar alguns.  

Vascaino assumido, a exemplo do meu filho Sílvio, com quem se corresponde frequentemente, Darcy é um homem que sabe conviver com todos e o seu prestígio aqui e alhures, é uma  prova maior da sua ação em defesa do xadrez. Ao Mestre Darcy nosso abraço e a de todos os paraibanos enxadristas, pela passagem do seu aniversário. 

2 comentários:

  1. Parabéns ao nosso presidente ! Felicidades e muita saúde ! Saudações vascainas

    ResponderExcluir
  2. Efusivos parabéns pelo seu aniversário Mestre Darcy. O Reino de Caíssa, através de seus súditos, agradece a sua contribuição para o engrandecimento do xadrez Brasileiro.

    ResponderExcluir