quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

VI Memorial Bobby Fischer - Faltam 30 dias

(FALTAM 30 DIAS PARA O ABERTO DO BRASIL
VI TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

Bobby Fischer: Uma vida em 30 dias
(Extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores'' de Garry Kasparov - Ed. Solis)

Assim Kasparov começa sua obra sobre Fischer: Não é por acaso que mais tenha sido escrito sobre Robert James Fischer (nascido em 9 de março de 1943) do que sobre qualquer outro jogador: a revolução criada por ele é comparável com a revolução de Steinitz! No interregno  de um período de cem anos não ocorrera uma ruptura assim no xadrez. 

Mais ainda diz o autor ilustre: Fischer colocou o xadrez em base profissional. Ele foi o primeiro verdadeiro profissional de xadrez! Eu não quero dizer que aqueles que vieram antes dele eram amadores, mas no xadrez soviético, com o apoio do Estado, reinava o espírito do coletivismo, ao passo que Fischer lançou as bases para o profissional individual.

E no final dessa passagem, Kasparov arremata: Fischer talvez seja a figura mais envolta em mito no xadrez. Mesmo assim, eu tentei pintar um quadro objetivo, tendo estudado a surpreendente carreira desse grande jogador "no microscópio". Ele abandonou o jogo aos 29 anos, e somente realmente jogou por dez anos, mas conseguiu fazer mais no xadrez no que qualquer outro!

5 comentários:

  1. A criança maravilhosa! Quem nunca sonhou em ser um Bobby Fischer, que atire a primeira pedra! Esse, sem dúvidas, foi o personagem que mais inspirou jogadores de xadrez por todo o mundo. Eu mesmo sou um deles. E talvez o simples fato do nome do evento ser Memorial Bobby Fischer, é o que tem contribuído para o sucesso desse torneio, não tirando o mérito dos organizadores é claro, que ano após ano vem melhorando cada vez mais assa competição. parabéns a todos que fazem esse evento! e quem sabe um dia ainda terei a honra de levar esse troféu para casa!!! Um grande abraço - não só aos amigos paraibanos - mas a todos que tenho no nordeste desse Brasil!

    Sérgio Jovelino

    ResponderExcluir
  2. Sérgio cadê você rapaz. Casou? Sem dúvida ele foi precoce e chegou ao topo muito rápido. Talvez isto tenha o desestimulado um pouco. Abs e dê notícias. Zirpoli

    ResponderExcluir
  3. Estou morando em São Paulo grande Zírpoli!. Trabalhando no TRE. Aqui tem torneios todos os finais de semana. Geralmente rápidos e relâmpagos.
    Ass. Sérgio Jovelino

    ResponderExcluir
  4. Você fez outro concurso? Ou foi requisitado do TJPE para lá? Abs. Estamos com saudades de você caboclo. Bom carnaval.

    ResponderExcluir