terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bobby Fischer - Uma vida em 30 dias!

Amanhã, dia 11 de fevereiro estaremos a 30 dias do VI Memorial Bobby Fischer e mais uma vez, assim como fizemos na edição passada, vamos fazer uma viagem, em contagem regressiva, na companhia do genial americano, o mais espetacular enxadrista de todos os tempos! 

Por ocasião do último Memorial, tivemos um resumo biográfico livre, de autoria de Fernando Melo, que, sob o título "Três anos em trinta dias", nos trouxe passagens marcantes de Fischer  no período de 1970 a 1972.

Desta vez, nós mesmos assumimos o desafio de celebrar Bobby Fischer, nesses próximos 30 dias, e o faremos por meio de trechos selecionados do volume 4 do livro "Meus Grandes Predecessores", de autoria de Garry Kasparov, publicado no Brasil pela Editora Solis, que dedica a maior parte de seu conteúdo ao ex-campeão mundial americano.

Nessa síntese veremos passagens que revelam de forma impressionante e mesmo surpreendente aspectos da vida de Fischer, desde os seus primeiros contatos com o xadrez, passando pelas suas façanhas fenomenais, grandes conquistas e fatos conturbados de sua extravagante personalidade que marcou sua trajetória e culminou com os momentos dramáticos do final de sua existência.

Por tudo o que representou esse americano, seja por sua genialidade no tabuleiro, seja pela herança e repercussões grandiosas das suas ações para a história do xadrez é que o 11º campeão mundial estará na eterna memória dos habitantes do reino de Caíssa. Fischer forever!

(P.S.: A reprodução de trechos do livro mencionado foi gentilmente autorizada pela Editora Solis.)

2 comentários: