quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Petrolina promove Ativo Beneficente!


O enxadrista e professor Agnaldo Melo dos Santos vai promover no sábado do dia 28 de fevereiro, a partir das 14 horas, no SEST SENAT em Petrolina (PE), o Memorial Dom Malan de Xadrez 2015, um evento com objetivos beneficentes, em prol da reforma da Catedral da cidade.

O torneio, válido para Rating Ativo LBX, será em 6 rodadas, no ritmo de 16’ KO. A inscrição, no valor de R$ 10,00, vai ser recebida na hora do torneio e toda a arrecadação será repassada para um representante da Igreja, no dia do evento.

A competição é uma promoção do blog Xadrez Petrolina, com  organização da Liga Brasileira de Xadrez, direção de Agnaldo Melo e arbitragem do AR Raimundo Amorim.

A iniciativa tem o apoio das seguintes entidades: Associação Sanfranciscana de Xadrez, Vivência Centro Educacional, Clube de Xadrez do C.P.M de Juazeiro-BA e TV Grande Rio.

Serão ofertados troféus para os 3 primeiros lugares gerais, para o melhor veterano e para os melhores masculino e feminino das categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16.

A seguir, reproduzimos um texto enviado por Agnaldo Melo, contando um pouco da história da Catedral de Petrolina, que já teve uma ligação recente com o xadrez, quando recebeu a ilustre visita do GM sueco Ulf Andersson, em 2008.

Catedral - Igreja Sagrado Coração de Jesus

Inaugurada no ano de 1929 pelo Bispo Dom Malan, o primeiro, de Petrolina, um visionário religioso. Foi edificada em pedras retiradas do próprio local, e de pedreiras próximas, construída em estilo neo-gótico ou gótico tardio, sendo composta por uma fachada imponente e um conjunto de 57 vitrais (advindos da França, semelhantes aos da Catedral de Notre Dame e algumas da Europa), que se tornou um dos maiores e mais belos do Brasil. Construída com frente para o poente, seguindo a antiga regra litúrgica, local onde está a Terra Santa e, portanto, o túmulo de Cristo. O forro e o telhado têm formato de Cruz Latina; na torre esquerda está o relógio de dois metros e meio de diâmetro, doado por Pe. Cícero; há três sinos de bronze pesando 1.440 kg, presentes da França; já o acervo sacro é constituído de peças presenteadas por ilustres padrinhos na maioria brasileiros e franceses. Existem cinco Capelas dentre as quais se encontram os jazidos de Dom Malan e Dom Campelo (1° e 4° Bispos de Petrolina).

End.: Praça Dom Malan, n° 69, Centro. Fone.: (87) 3861-3804 

Um comentário:

  1. Agradeço ao apoio do Fernando de Sá Melo, e do blog Reino de Caíssa na divulgação deste torneio benevicente.

    Agnaldo Melo

    ResponderExcluir