sábado, 28 de fevereiro de 2015

VI Memorial Bobby Fischer - Faltam 13 dias

(FALTAM 13 DIAS PARA O ABERTO DO BRASIL
VI TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

Bobby Fischer: Uma vida em 30 dias
(Extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores'' de Garry Kasparov - Ed. Solis)


No outono [1962], na Olimpíada de Varna, Fischer novamente estava fora de forma. Ao final ele marcou somente 50% dos pontos, perdendo para Ciocaltea, Donner e Glicoric. Adicionalmente fez dois empates rápidos, e em resposta a um comentário de um árbitro, de que não era permitido empatar antes do 30º lance, ele cunhou a sua famosa frase: “Eu sei melhor do que a FIDE o que é uma posição empatada e o que não é!”  No final os norte-americanos até perderam a medalha de bronze e o próprio Bobby ficou somente em quinto lugar no primeiro tabuleiro.
...
O ponto alto da Olimpíada foi, sem dúvida, a partida Botvinnik-Fischer [foto], que foi descrita em detalhes no volume 2, partida 77 [da mesma coleção de Kasparov, Meus Grandes Predecessores].

[Na sequência, a obra mostra um trecho de um escrito de Fischer:]  "(...) Eu podia ter castigado Botvinnik, mas caí na cilada mais primitiva. Por toda a partida ele ficou com aquele ar de morto. Ele suspirava, ficava vermelho, tossia, e parecia que logo-logo chamaria a maca. Mas foi só eu cair na sua armadilha e ele voltou a ser o mesmo Botvinnik de sempre. Ele estufou o peito, confiantemente se levantou da cadeira, como se fosse um gigante, etc.”


Kasparov: E dizem que Bobby não tinha senso de humor! Entretanto o próprio Bobby não estava sorrindo. A partida com Botvinnik acabou com todas as suas esperanças de se tornar um “Campeão Mundial sem coroa” e seriamente feriu seu orgulho. E nisso o bando de culpados novamente eram os Grandes Mestres Soviéticos, que tinham analisado a posição adiada a noite toda com Botvinnik, e o ajudado a conseguir o empate: Geller, Keres, Tal, Spassky, Boleslavsky e Furman!

Foi provavelmente após essa partida que Fischer se convenceu firmemente de que os “russos” tinham decidido a qualquer preço não lhe permitir chegar a Campeão Mundial. Quando o conhecido jornalista norte-americano Eliot Hearst sugeriu que o fracasso em Curaçao tinha sido resultado não do “pacto”, mas de sua má forma, Bobby resmungou: “O quê? Você é um comunista?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário