segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Baden-Baden - Carlsen campeão, no Armageddon!

ARMAGEDDON ENTRE CARLSEN E NAIDITSCH, NA DECISÃO DO GRENKE CHESS CLASSIC!
(Foto: extraida do vídeo do site oficial)


Magnus Carlsen sagrou-se hoje campeão do Grenke Chess Classic, num dia movimentado em Baden-Baden. A sua partida com Bacrot foi longa e um tanto estranha, com um final de manobras coordenadas e interessantes do par de cavalos brancos de Carlsen. Porém seu rei exposto ficou sujeito ao cerco do exército negro, o que gerou um empate por xeque perpétuo.

Já a partida de Naiditsch contra Aronian também foi bastante disputada, culminando num final de torres sem vencedores. Nas outras partidas, deu Adams contra Anand e tablas entre Baramidze e Caruana.

Ao contrário do que supúnhamos (após uma apressada leitura do Regulamento), a igualdade final de pontos no primeiro lugar levava a decisão para um tie-break de partidas rápidas, ainda que Carlsen tivesse obtido o maior número de vitórias no torneio, primeiro critério de desempate (o que não valia para o caso de empate na primeira posição!).

Assim, Carlsen e Naiditsch partiram para o match de rápidas, que se mostrou emocionante. No desempate de 10 min+2seg, Carlsen venceu a primeira e Naiditsch a segunda! Então foram eles para a disputa de 5min+2seg, quando empataram as duas partidas. O campeão só saiu no Armageddon, com vitória massacrante de Carlsen, conduzindo as brancas, quando o empate seria de Naiditsch.

Não foi fácil, mas Carlsen triunfa em nova competição magistral, consolidando-se ainda mais como o melhor enxadrista do mundo, nos últimos tempos.

2 comentários:

  1. Rapaz os organizadores destes super eventos, tem que começar a complicar mais a vida do Norueguês, pois jogadores como: Anand, Aronian, Nakamura, Mamed, Gelfand e Radjabov; já se tornaram fregueses de carteirinha, destes ai eu só deixava Caruana e este Alemão Naiditsch. Ta na hora de apostar mais nos meninos Giri, Yangyi, So, Rapport e até Yifan e Yi. Senão vai acabar perdendo a graça.

    ResponderExcluir