sábado, 7 de fevereiro de 2015

Baden-Baden: A "magnitude de Magnus!"

CARLSEN ASSUME A LIDERANÇA COMPARTILHADA DO GRENKE CHESS
APÓS VENCER BARAMIDZE NUMA PARTIDA ILUMINADA!
(Foto: Chessbase)

A 2 rodadas do final do torneio, Carlsen assume a liderança do Grenke Chess Classic, depois de vencer Baramidze hoje e contar com o empate entre Haiditsch e Caruana. O topo da tabela aponta Carlsen e Haiditsch com 3,5 pontos, mas tem o norueguês, único do torneio com 3 vitórias, na frente, pelos critérios de desempate.

E a 5ª rodada deste sábado, ao nosso ver, proporcionou uma partida iluminada de Carlsen, talvez uma das melhores de seu currículo glorioso! Contra uma sólida Ruy Lopes de Baramidze, Carlsen, de uma maneira até um pouco inusual, seguiu o receituário teórico por muitos lances e, no meio jogo, contou com uma imprecisão do alemão no lance 28, para aplicar uma fina sequência de jogadas, levando-o a um final superior.

O arremate da partida, de qualidade artística, foi digna da "magnitude de Magnus", que não se viu ameaçado pelo breve contra-jogo do seu oponente e, especulando com a posição das torres inimigas, garantiu a passagem para a coroação de um peão (pela ameaça de um duplo) e a rendição adversária. Foi mesmo uma bela composição do atual campeão mundial!

Quem também venceu na rodada foi Aronian, impondo a segunda derrota seguida a Anand. Já na partida entre Adams x Bacrot, deu empate! A propósito, o francês não conheceu outro resultado nesse torneio, mantendo-se invicto até agora, porém sem vitórias!

Além de Bacrot, também estão invictos Caruana e Haiditsch.  Aliás, os adversários de Carlsen nas 2 rodadas finais são exatamente Caruana e Bacrot, nessa ordem, enquanto Haiditsch terá pela frente Bacrot e Aronian.

Portanto, em razão dos difíceis confrontos que ainda restam, nada está definido em Baden-Baden, embora, no nosso sentir, Carlsen tenha tudo para vencer o torneio! Apesar de seu tropeço na 3ª rodada, sua fase é das melhores, com grandes produções ao tabuleiro. Que o diga Baramidze!

Amanhã acontece a penúltima rodada, que pode ser acompanhada a partir das 11 horas (Brasília) pelo site oficial (link). Destaque para a partida entre Caruana x Carlsen, os 2 maiores do ranking mundial do xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário