quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Baden-Baden - O alemão que tira o sono de Carlsen!

Um ano depois, Naiditsch vence Carlsen novamente
(Foto: site oficial)
Num torneio de tiro curto, de apenas 7 rodadas, seria difícil pensar em título quando acontece um revés no meio do caminho, como aconteceu hoje com Carlsen que foi surpreendido no Grenke Chess Classic pelo alemão Naiditsch e sucumbiu diante do mesmo adversário que já o derrotara nas Olimpíadas de Tromso, há um ano atrás (os comentários sobre a partida podem ser vistos no Chessbase (link).)! 

Porém, como estamos falando do campeão mundial, nada está perdido para ele, que já mostrou poder de reação em outras ocasiões, até mesmo no Tata Steel do mês passado, quando o norueguês teve um começo vacilante. Carlsen perdeu a liderança e ocupa agora apenas a 5ª posição, mas somente a meio ponto da primeira posição, dividida entre Naiditsch e Caruana, que venceu Aronian hoje.

Outro que triunfou no dia foi Adams, com vitória diante de Baramidze. Já Anand segue sua rotina dos últimos tempos, de irritantes empates em sequência, talvez por sua estratégia de jogar em demasia a variante Berlim da Ruy Lopes, tida como uma intransponível barreira para o jogo branco, mas incapaz de apresentar grandes ameaças ao lado adversário, o que, não raro, resulta em divisão do ponto.

Amanhã é dia livre em Baden-Baden. Tempo para descanso das estrelas do xadrez, na Alemanha, principalmente para Carlsen, que não deverá ter um sono tranquilo nesta noite! A 4ª rodada só acontece na sexta-feira e traz o esperado reencontro de Anand x Carlsen. O torneio pode ser acompanhado pelo site oficial (link), a partir das 11 horas de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário