terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Seção Arte do Xadrez - Bela composição do Ceará!

Bem sabemos que para ser um bom jogador de xadrez é necessária uma combinação de muitos atributos e, certamente, um deles é a criatividade! Essa característica, por outro lado, é fundamental na arte de compor problemas de xadrez... Mais ainda quando a criação se enquadra no rol dos problemas artísticos, onde sua beleza acentua-se e sua reprodução no jogo real é improvável. Tal capacidade criativa não é para muitos! E nesta semana descobrimos um desses artistas de Caíssa, quando vimos a composição ao lado nas redes sociais...

Denominado de Heart Shape Problem, a obra forma um coração no tabuleiro, com as peças distribuídas ao centro, simétricas e harmonicamente! Combinando com sua beleza estética, a composição é também funcional, pois oferece mate em 3! Muitos podem já ter visto a solução no Facebook, porém quem não a viu e quiser responder, basta mandar a resposta ao blog, para conhecimento dos demais leitores! O autor da obra-prima? Wellington Albuquerque Júnior (foto), enxadrista do Ceará, que, vencedor de um sorteio promocional deste blog, ganhou a inscrição no VI Memorial Bobby Fischer e estará entre nós em março. Parabéns, Wellington!

3 comentários:

  1. Boa noite Fernando!
    Preparei um HD virtual com material exclusivo sobre o gênio do Brooklin. Caso deseje divulgar/disponibilizar no espaço do blog o endereço é o seguinte;
    http://minhateca.com.br/WAGNERUFPB, abra a pasta Bobby Fischer e digite a senha:09031943.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ok, Wagner! Obrigado! Fica a dica para os leitores do blog. Um rico acervo de material sobre Bobby Fischer preparado pelo nosso enxadrista paraibano. Vale conferir!

    ResponderExcluir
  3. A resposta sobre o problema de mate em 3, proposto na matéria foi enviada por Arthur Olinto: 1. Re4 e se xeque de cavalo em d6, 1...Cd6+ segue, 2.Ddxd6, seguido de 3. Df5 mate. Acrescentamos que o xeque de cavalo em f6, 1....Cf6+, tem solução simétrica, com 2.Dfxf6 e 3.Dd5 mate.

    ResponderExcluir