sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Será que vai ser Aronian?

Tata Steel - Aronian cumprimenta Karjakin, no início da partida
(fonte: chessbase)

Estamos a menos de 2 meses do Torneio dos Candidatos e um nome parece ganhar força entre os principais favoritos para desafiar Magnus Carlsen, na próxima batalha pelo título mundial. 

Trata-se do armênio Levon Aronian, que vai liderando com boa folga o duríssimo Tata Steel, na Holanda. Ele soma 7 pontos e acumula 1,5 a mais que o pelotão de 4 jogadores que está com 5,5 pontos.  A vítima do líder hoje, pela 9ª rodada, foi o então vice-líder isolado, Karjakin. 

Vale lembrar que Aronian e Carlsen são os únicos enxadristas do planeta que possuem atualmente Elo FIDE acima dos 2800 pontos. A propósito, Carlsen já afirmara em uma entrevista recente que tem em Aronian um dos seus oponentes mais temidos! A bela campanha de Aronian no Tata Steel vai lhe rendendo até aqui +16 pontos, levando-o aos 2838 no Elo vivo, ante os 2872 de Carlsen! 

Decerto que, no Torneio dos Candidatos, nada garante que o armênio consiga manter a excelente fase. Afinal, não é raro ver esses super GM's tropeçando vez por outra. Que o digam Nakamura e Gelfand, com desempenhos pífios na Holanda, até agora! 

A décima rodada acontece neste sábado, quando Aronian, enfrentando o cubano Leinier Dominguez, tem tudo para se sagrar campeão, com antecipação! Se liga, Carlsen!




3 comentários:

  1. Minhas apostas e minha torcida vai para Kraminik. Um pouco passado, mas o mais preparado de todos. Abs. Nos veremos no V memorial Bob Ficher.

    ResponderExcluir
  2. Ok, Zirpoli. Parece que o Candidatos promete mesmo. E não devemos subestimar o Anand! Presencialmente, até março, então!

    ResponderExcluir
  3. Eu também vou de Zirpoli, ou melhor de Kramnik !! Olhe que ele ta bem reciclado viu colega kkkk

    ResponderExcluir