sábado, 4 de janeiro de 2014

Seção Carlsen: Quem venceria o norueguês?


Numa matéria pulicada hoje no Chessbase (tanto inglês quanto espanhol), o campeão mundial de xadrez, Magnus Carlsen (como é bom qualificá-lo assim!), aparece em uma longa entrevista que foi concedida para um canal de televisão de seu país, a Noruega.

Dentre tantos assuntos, ele falou sobre sua condição de solteiro (foto), sobre a sensação de estar no topo, sobre o porquê de sua genialidade e sobre quem na história o poderia vencer, dado o estágio que ele alcançou no xadrez. A resposta foi Kasparov, mas ele não deixou de citar Fischer com quem disse possuir muitos "paralelismos". 

Outro ponto alto da entrevista foi quando lhe foi perguntado até quando continuaria jogando xadrez. Carlsen considerou que ainda pode aprender muito ainda sobre o xadrez e que isso o motiva para continuar na ativa. Por fim, o campeão disse que é possível sim ganhar muito dinheiro com xadrez e que já conseguiu o bastante para viver dele! Sobre o que fazer com sua fortuna, respondeu que poderia talvez aplicar em imóveis... "De momento los millones estan simplemente em mi cuenta bancaria."

Chessbase noticiou recentemente que Carlsen deverá voltar a disputar uma competição no final desse mês de janeiro, naquele que pode ser o mais forte torneio da história, atingindo a categoria 23, com Elo médio de 2801! Estariam na prova ainda, Aronian, Nakamura, Caruana, Gelfand e Anand. 

Veja no link abaixo a entrevista de Carlsen, mostrada no Chessbase, onde também consta o respectivo vídeo em norueguês, com legendas em inglês. 

3 comentários:

  1. No talento seriam Capablanca, Fischer e Kasparov que talvez pudessem derrotá-lo. Fischer e Capablanca não usaram computadores. Kasparov introduziu esta ferramenta e soube usar melhor que seus concorrentes à sua época. Carlsen acrescentou a tenacidade de Lasker ao conhecimento e domínio do xadrez.

    ResponderExcluir
  2. Grande analogia do MI Resende, mas se eu tivesse uma afortunada bolsa, em minha humilde opinião eu descartaria o Capa, e dava 6 meses ao Kaspa para prova sua habilidade frente ao menino do suco. Já fischer, seria o segundo de todos.

    ResponderExcluir
  3. Nenhum desses citados venceria Bobby Fischer em minha humildade opinião.

    ResponderExcluir